Programas

 

PROGRAMA DE APADRINHAMENTO

O Programa de Apadrinhamento de Estudantes em Mobilidade Acadêmica – PAEMOB tem por objetivo auxiliar na chegada e integração de novos estudantes estrangeiros na UFOB.
Por meio de Edital anual, são selecionados estudantes de graduação e pós-graduação para fornecer apoio e dirimir dúvidas de estudantes estrangeiros sobre trâmites acadêmicos e atividades pertinentes à sua chegada nos municípios em que estão sediados os Centros Multidisciplinares da UFOB.
O programa foi criado para estimular a integração e o intercâmbio cultural entre estudantes da UFOB com mais tempo de instituição e estudantes em mobilidade recém-chegados na universidade. Trata-se de uma atividade voluntária para estudantes da UFOB que pode contribuir para sua formação intercultural.
Podem se candidatar para ser padrinhos ou madrinhas estudantes da UFOB, a partir do segundo semestre de graduação ou pós-graduação, com desenvoltura na comunicação oral.

 

PEC-G

O Programa de Estudantes –Convênio de Graduação PEC-G, criado oficialmente em 1965 pelo Decreto nº 55.613 e, atualmente regido pelo Decreto nº 7.948, é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.

Conforme o Decreto7.948, de 12 de março de 2013, o PEC-G destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior - IES brasileiras. O PEC-G constitui um conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes e caracteriza-se pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e seu retorno ao país de origem ao final do curso.

Mais infos sobre o PEC-G: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php

 

PROGRAMA BOLSAS BRASIL PAEC

O Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB Brasil é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com a apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Lançado em 2011, o PAEC OEA é uma das iniciativas de cooperação regional mais importantes para o desenvolvimento da educação superior na América Latina e no Caribe.

No ano de 2020, a UFOB aderiu a esse programa. Com isso, atende a uma das diretrizes de pós-graduação do PDI, incentivando a cooperação com instituições nacionais e internacionais para consolidação, expansão e internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu bem como estabelece uma parceria de incentivo à pesquisa em nível internacional..

O programa busca contribuir para a integração e o fortalecimento região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo de cursos completos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecido pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB para estudantes dos 34 países membros da OEA.

Mais informações sobre o programa, podem ser encontradas aqui.