Parcerias

Instituições parceiras

 

FUBAI

A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional (https://faubai.org.br/) foi criada em 1988 e congrega gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. A UFOB passou a ser membro associado da FAUBAI em 2016. Trata-se da maior Associação de Educação Internacional da América Latina.

A FAUBAI busca promover a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e uma Conferência Anual. Os eventos realizados pela FAUBAI permitem o diálogo entre assessorias e diretorias de instituições de ensino superior membros da associação no intento de fomentar a troca de informações, o esclarecimento de dúvidas, o compartilhamento de oportunidades de projetos e práticas de sucesso, bem como a busca de parcerias para ações e projetos.

A atuação da FAUBAI envolve ainda a divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

 

GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB, antes denominado de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras), fundado em 2008, em Brasília, é uma associação de caráter acadêmico, científico e cultural que tem como missão “promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral.

As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.”. Atualmente, a associação é composta por 89 Universidades brasileiras, entra elas, a UFOB, que fez sua adesão no ano de 2016.

Os programas e projetos desenvolvidos pelo GCUB destinam-se a estudantes de graduação e de pós-graduação, além de pesquisadores e professores de diferentes áreas do conhecimento. Por intermédio dos programas de mobilidade, estudantes estrangeiros e brasileiros podem aprimorar seus estudos, conhecer e intercambiar valores com outras culturas. O GCUB também promove seminários com países parceiros que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, participa na organização de missões internacionais com a participação de representantes das universidades associadas, entre outras ações.

Para saber mais sobre ações, programas e projetos do GCUB, acesse: https://www.gcub.org.br/

 

INICIATIVA DE IMPACTO ACADÊMICO

A Iniciativa de Impacto Acadêmico - https://academicimpact.un.org/ (em inglês, United Nations Academic Impact - UNAI), da Organização das Nações Unidas (ONU), congrega universidades em torno de uma série de princípios para incentivar uma cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual. A UNAI se constitui como uma rede de mais de 1300 instituições acadêmicas e de pesquisa de mais de 130 países.

Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a fim de buscar em instituições educacionais apoio e contribuição por meio de pesquisa e educação para a realização de metas das Nações Unidas. O que une essas instituições e as Nações Unidas na UNAI é uma cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual. Ao se tornar um membro UNAI, sua instituição deve preencher

Ao ingressar na UNAI, a UFOB passou a se comprometer com os seguintes princípios e valores que integram a ONU, sendo necessária a realização de atividades que apoiem pelo menos um dos princípios da UNAI: Compromisso com a Carta das Nações Unidas ◦ Direitos Humanos ◦ Oportunidade educacional para todos ◦ Sustentabilidade ◦ Capacitação em sistemas de ensino superior ◦ Cidadania global ◦ Paz e resolução de conflitos ◦ Enfrentando a pobreza ◦ Oportunidade de ensino superior para todos os indivíduos interessados ​​◦ O “desaprendizado” da intolerância.