Geral
Gestora da UFOB participa de Encontro com coordenadores do PEC-G, em Brasília
A UFOB marcou presença no Encontro nacional de Coordenações do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília. A professora Natália Medina, gestora do Núcleo de Programas e Mobilidade Internacional da Diretoria de Relações Internacionais, participou do evento que possibilitou alinhar ações, trocar experiências e fortalecer a atuação institucional da Universidade no âmbito do programa.
O encontro contou com uma sessão solene no Palácio Itamaraty, em que foi lançada o selo comemorativo dos Correios, alusivo aos 60 anos do programa. Participaram desta solenidade, além da gestora, o reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, e a pró-reitora de Graduação, professora Adma Lacerda.
A presença da UFOB no evento reforça o compromisso institucional com a internacionalização, o intercâmbio acadêmico e a cooperação internacional solidária, contribuindo para ampliar oportunidades e promover a diversidade no ambiente universitário.
O PEC-G
Criado em 1964, mas oficializado por decreto no ano seguinte, o PEC-G é desenvolvido pelo Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Capes e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O PEC-G é um dos instrumentos mais antigos e consistentes de projeção internacional da educação brasileira, consolidando a imagem do país como parceiro solidário na formação de recursos humanos qualificados e na promoção do desenvolvimento sustentável em países amigos. Ele se baseia em acordos bilaterais vigentes e é caracterizado pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil, com retorno ao seu país de origem ao final do curso.
A iniciativa integra um ecossistema de programas complementares: o PEC-PG — voltado à pós-graduação, em parceria com Capes e CNPq; e o PEC-PLE — voltado à formação linguística em português para estrangeiros antes do ingresso em cursos de graduação.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
