Geral

Reforma de Sala Técnica de TIC e migração do DataCenter da UFOB são concluídas

publicado: 31/03/2025 10h14, última modificação: 31/03/2025 11h20
Imagem da nova sala técnica de TIC da UFOB

A UFOB deu mais um importante passo para modernização da infraestrutura de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Neste mês de março, foi concluída a reforma de ampliação da Sala Técnica e realizada a migração do DataCenter, no prédio da Reitoria, em Barreiras.

Conduzido de forma colaborativa pelas Pró-Reitorias de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), de Administração (Proad) e de Planejamento (Proplan), o projeto da Sala de TIC assegurou o aprimoramento da infraestrutura tecnológica da universidade, garantindo mais segurança, disponibilidade e desempenho dos serviços digitais.

A nova sala técnica de TIC da UFOB foi projetada para atender às necessidades atuais e futuras da universidade. O espaço conta com áreas separadas para acomodar servidores, uma sala dedicada a nobreaks, uma sala de suporte e um hall de entrada. A estrutura é mais ampla, acomodando com melhor eficiência os racks e oferecendo maior organização e eficiência no gerenciamento dos equipamentos. Além disso, foram implementadas medidas para reforçar a segurança, incluindo portas com controle de acesso biométrico e a instalação de um gerador, garantindo a continuidade dos serviços mesmo em caso de falha no fornecimento de energia.

Migração do DataCenter

Com a conclusão da nova sala técnica, foi iniciado o processo de migração do DataCenter. Realizado pela equipe da Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Protic, o serviço envolveu o planejamento detalhado da migração; desmontagem da infraestrutura antiga; preparação do novo ambiente; montagem e reorganização dos equipamentos; testes para garantir o funcionamento adequado; e começo da operação dos serviços no novo ambiente.

A UFOB passa a contar agora com uma infraestrutura tecnológica mais moderna, segura e preparada para suportar o crescimento da universidade nos próximos anos. Segundo o pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Uiliam Rangel, “o sucesso dessa operação demonstra o comprometimento institucional no avanço da governança e gestão dos serviços digitais, garantindo mais confiabilidade e eficiência para a comunidade acadêmica e administrativa".