Geral

Projeto de TI desenvolve ações para ambiente digital mais seguro e confiável na Universidade

publicado: 24/01/2025 10h00, última modificação: 03/02/2025 09h43
Arte em fundo lilás, com marca do projeto SEH (Segurança no Elemento Humano), seguido da marca do CGTIC e da Andifes

Você já imaginou ter seus dados acadêmicos expostos na Internet ou perder acesso a seus trabalhos e e-mail por causa de um vírus? Ataques cibernéticos são cada vez mais comuns e as universidades não estão imunes a esse problema. É por isso que o projeto Segurança no Elemento Humano (SEH) foi criado para ajudar a proteger a Universidade e seus dados. Ele foi elaborado pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Federal Superior (IFES) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o objetivo de proporcionar a construção de ambiente digital mais seguro e confiável. A UFOB, por meio da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, é uma das 23 universidades que participaram do projeto. 

As pessoas são um dos elos da base que sustenta todo o ambiente de segurança da informação de uma instituição e por este motivo elas são alvos de ataques cibernéticos tanto quanto os sistemas. Atualmente, a maioria dos ataques cibernéticos exploram as falhas humanas ao fornecerem credenciais de acesso ou clicarem em links suspeitos que podem abrir portas para criminosos. 

Como vai funcionar?

Tendo como público principal as(os) servidoras(es) e discentes das universidades, o  SEH irá divulgar materiais gratuitos para ensinar como identificar e evitar as principais ameaças à segurança da informação. Por meio de e-mails, posts nas redes sociais e outros canais, o usuário terá acesso às dicas práticas e atualizadas sobre como proteger seus dados e os da Universidade.

Entre os principais temas abordados pelo projeto, estarão: a autenticação, que envolve a criação de senhas fortes para a proteção das contas; as redes sociais e o seu uso de forma segura para evitar golpes; e phishing e outros golpes, que podem ser  evitados identificando  e-mails e sites fraudulentos.

O projeto é anual e prevê a abordagem de um tema por mês, com a possibilidade de temáticas adicionais e sazonais, considerando datas festivas ou de grandes possibilidades de ataques cibernéticos. O objetivo é conscientizar um maior número de pessoas sobre as questões relacionadas à segurança da informação e proporcionar um ambiente digital mais seguro para todos.

Texto: Divulgação CTIC UFPA, com edição da Ascom/UFPA