Objetivos e competências

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) representa um elemento essencial para o desenvolvimento institucional, pela sua natureza transversal que permeia todas as atividades acadêmicas e da gestão universitária. É impossível dissociar a excelência e a expansão de uma universidade, nos dias atuais, sem a atualização tecnológica e oferta de serviços informatizados para a comunidade.

Dentro deste escopo, a Protic visa atingir os seguintes objetivos:

  • atuar no nível estratégico e tático da UFOB;
  • viabilizar o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOB com o Plano Diretor de TIC, que orienta a atuação da área;
  • equilibrar o atendimento às demandas dos diversos clientes internos;
  • potencializar a atuação estratégica da área de TIC em benefício da instituição; e
  • direcionar o uso intensivo de TIC em todos os órgãos da UFOB.

 

São competências da Protic:

  • identificar as áreas estratégicas institucionais de negócios que podem ser beneficiadas com soluções de tecnologia da informação e comunicação;
  • apoiar o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), principalmente na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
  • planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as atividades de tecnologia da informação e comunicação, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional e no PDTIC;
  • planejar, contratar, manter e controlar os recursos que compõem a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação;
  • apoiar a elaboração, aplicar, monitorar e disseminar a política de segurança da informação;
  • realizar atendimento técnico para todo o parque computacional, de forma a viabilizar e otimizar o uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação;
  • aprimorar as atividades e serviços prestados aos usuários de tecnologia da informação e comunicação;
  • definir, aprimorar, implementar e avaliar as diretrizes e metodologias de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
  • promover a qualidade e garantir a disponibilidade dos sistemas de informação;
  • elaborar e disseminar normas e padrões de uso de infraestrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação;
  • aderir e propor mecanismos de alinhamento às políticas de tecnologia da informação e comunicação preconizadas pelo Governo Federal e pela universidade;
  • planejar, elaborar, executar e avaliar atividades de capacitação para os usuários de tecnologia da informação e comunicação;
  • elaborar relatórios, manuais, guias, projetos, entre outros;
  • assessorar o Reitor nos assuntos relacionados à Pró-Reitoria.