Energias Renováveis

Os campi da UFOB estão em posições privilegiadas no que diz respeito à incidência solar, por essa razão, a instituição tem buscado investir na geração de energia solar que é uma fonte alternativa, renovável e sustentável.

A UFOB instalou, no Campus Reitor Edgard Santos – CRES, as duas primeiras etapas do sistema de geração de energia solar fotovoltaica da Universidade, sendo na primeira etapa instalados 984 módulos fotovoltaicos gerando 393,60 kWp de potência, localizados sobre a cobertura do Pavilhão do Restaurante Universitário e Centro de Convivência. Na segunda etapa, foram instalados mais 1041 módulos fotovoltaicos sobre as coberturas dos Pavilhões de Aulas I e II, gerando 478,86kWp de potência.

Após o comissionamento de todo o sistema pela concessionária de energia elétrica, considerando os dois sistemas de geração de energia solar fotovoltaica instalados no CRES, teremos uma potência total de 872,46kWp, conforme ilustração abaixo:

Esquematização dos sistemas de energia solar fotovoltaica no CRES.

No Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães foi instalado um sistema com 162 módulos de 450 W, totalizando 72,9kWp de potência, sobre o Pavilhão II. 

Sistema instalado sobre o Pavilhão II no CMLEM

Em 2023 foi licitado o fornecimento e instalação de uma usina fotovoltaica de 500kWp a ser implantada no solo do Campus de Bom Jesus da Lapa. Atualmente, o projeto está em elaboração pela contratada, devendo passar pelos trâmites de aprovação pela concessionária de energia elétrica e, em seguida, iniciarão as obras, com previsão de conclusão e início de geração de energia para 2025.