Links importantes

 

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos - Empresa Pública do MCTI

A FINEP se constitui como a principal agência de incentivo à Promoção do desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público, na forma de editais que disponibilizam recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis, à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas?situacao=aberta

 

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB

 

A FAPESB é uma instituição pública, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) que possui o objetivo de fomentar as pesquisas científicas e tecnológicas do estado da Bahia.

https://www.fapesb.ba.gov.br/

https://www.fapesb.ba.gov.br/category/edital/ (Editais)

http://sistemas.fapesb.ba.gov.br/bolsas#/ (Bolsas)

https://www.fapesb.ba.gov.br/category/upload/ (Formulários dos relatório técnicos para Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado)

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

A CAPES é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Em 2007, também passou a atuar na formação de professores da educação básica.

https://www.gov.br/capes/pt-br

 

Página de Ações e Programa da CAPES

A CAPES é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Em 2007, também passou a atuar na formação de professores da educação básica.

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

https://www.gov.br/cnpq/pt-br

 

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP).

https://www.gcub.org.br/

 

United Nations Academic Impact UNAI

A Iniciativa de Impacto Acadêmico - (em inglês, United Nations Academic Impact - UNAI), da Organização das Nações Unidas (ONU), congrega universidades em torno de uma série de princípios para incentivar uma cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual. A UNAI se constitui como uma rede de mais de 1300 instituições acadêmicas e de pesquisa de mais de 130 países.

Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a fim de buscar em instituições educacionais apoio e contribuição por meio de pesquisa e educação para a realização de metas das Nações Unidas. O que une essas instituições e as Nações Unidas na UNAI é uma cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual. Ao se tornar um membro UNAI, sua instituição deve preencher

Ao ingressar na UNAI, a UFOB passou a se comprometer com os seguintes princípios e valores que integram a ONU, sendo necessária a realização de atividades que apoiem pelo menos um dos princípios da UNAI:

Compromisso com a Carta das Nações Unidas; Direitos Humanos; Oportunidade educacional para todos; Sustentabilidade; Capacitação em sistemas de ensino superior; Cidadania global; Paz e resolução de conflitos; Enfrentando a pobreza; Oportunidade de ensino superior para todos os indivíduos interessados; O “desaprendizado” da intolerância.

https://academicimpact.un.org/

https://ufob.edu.br/a-ufob/internacionalizacao/parcerias

 

FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional

A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional (https://faubai.org.br/) foi criada em 1988 e congrega gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. A UFOB passou a ser membro associado da FAUBAI em 2016. Trata-se da maior Associação de Educação Internacional da América Latina.

A FAUBAI busca promover a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e uma Conferência Anual. Os eventos realizados pela FAUBAI permitem o diálogo entre assessorias e diretorias de instituições de ensino superior membros da associação no intento de fomentar a troca de informações, o esclarecimento de dúvidas, o compartilhamento de oportunidades de projetos e práticas de sucesso, bem como a busca de parcerias para ações e projetos.

A atuação da FAUBAI envolve ainda a divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

https://faubai.org.br/