Geral
Novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) iniciam suas atividades
Os três grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) já iniciaram suas atividades. Em 2025, soma-se ao já existente PET Humanidades, coordenado pelo professor Valney Rigonato, o PET Encontro de Saberes, coordenado pelo professor Sergio Ferro, e o PET Saberes Insurgentes, coordenado pela professora Napoliana Pereira.
A equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) se reuniu com os três tutores para definir o planejamento de desenvolvimento das atividades ao longo do ano, com a participação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e a Coordenadora de Projetos Especiais.
Sobre os Grupos PET
PET Humanidades: Tem objetivo de contribuir para a promoção de uma formação acadêmica ampla, de caráter interdisciplinar, junto aos (às) estudantes de graduação, reforçando valores como cidadania/consciência social, estimulando assim a melhoria do ensino de graduação, fomentando a pesquisa e as atividades de extensão.
Encontro de Saberes: Este grupo foca na troca de conhecimento entre diferentes áreas do saber, incentivando a interdisciplinaridade e a colaboração entre os estudantes, visando contribuir com a construção de conhecimentos a partir do diálogo intercultural e da garantia dos direitos dos povos originários e comunidades tradicionais no contexto regional.
Saberes Insurgentes: Com uma abordagem centrada na educação antirracista, o grupo busca promover práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e a inclusão no ambiente educacional, tornando a UFOB um espaço para promover ações antirracistas por meio de uma educação cidadã, socialmente referenciada, voltada à atuação político-pedagógica na articulação e promoção de saberes ancestrais.