Geral
Portaria institui Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFOB
A UFOB aderiu, oficialmente, ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), conforme Instrução Normativa Nº 24/2023 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A assinatura da Portaria 609/2025 que autoriza e institui o programa na Instituição foi feita pelo reitor, professor Jacques Antonio de Miranda,, nesta quarta-feira (10).
O PGD promove a melhoria do desempenho das instituições públicas federais, com foco na gestão por resultados. Buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, o programa também alinha estratégias organizacionais, entregas das unidades e planos de trabalho dos agentes públicos.
Na portaria, foram estabelecidas normas a serem implementadas por unidades e órgãos da Universidade. Dentre os principais destaques, está a autonomia dos setores para realização dos estudos de dimensionamento de força de trabalho, definição das atividades que serão incluídas no plano e estabelecimento do quantitativo de vagas por modalidade que será disponibilizado.
O documento autoriza a possibilidade de inclusão de 100% das vagas para a modalidade presencial e até metade da força de trabalho do setor em regime parcial em teletrabalho, podendo alcançar o regime integral nesta modalidade. No entanto, estes últimos serão em casos excepcionais, necessitado de aprovação da Reitoria.
Haverá flexibilidade para adequação do plano de trabalho permitindo mudanças nas modalidades e regimes de execução. O programa será acompanhado e avaliado periodicamente pelo setor e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
