Programa de Acompanhamento Sociopsicopedagógico
O que é
O Programa de Acompanhamento Sociopsicopedagógico (PAS) é uma ação institucional multidisciplinar voltada aos aspectos sociais, emocionais e pedagógicos dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
O ingresso no ensino superior de estudantes de segmentos historicamente excluídos impõe às universidades a responsabilidade ético-política de atender às condições singulares e subjetivas de seu público e promover itinerários formativos bem-sucedidos. Neste sentido, o PAS surge como uma proposta institucional, no âmbito das políticas de assistência estudantil da UFOB, para atender e acompanhar estudantes com demandas de atendimento multidisciplinar que necessitam de apoio para prosseguir em seu curso de graduação e concluí-lo com êxito.
Público-alvo e equipe responsável
O público-alvo do PAS compreende estudantes dos cursos de graduação da UFOB, com demandas de atendimento multidisciplinar. A equipe de trabalho multidisciplinar constitui de orientadores pedagógicos, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais da UFOB, com formação específica e/ou competência técnico-científica na área em que o fenômeno analisado está inserido. A articulação com os demais profissionais da UFOB, não vinculados à equipe multidisciplinar da assistência estudantil, é feita pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE), responsável pela gestão da orientação sociopsicopedagógica.
O PAS está vinculado ao Núcleo de Orientação Sociopsicopedagógica (NOS/PROAE). Contato: nos.proae@ufob.edu.br
Objetivo do PAS
O PAS tem como objetivo promover atividades de acolhimento, acompanhamento e apoio estudantil, buscando implementar o atendimento multidisciplinar especializado a partir da acolhida e análise das demandas apresentadas pelos estudantes de graduação que não se limitam ao âmbito de uma única área profissional da assistência estudantil. Portanto, o PAS se propõe a acolher, acompanhar e apoiar estudantes com demandas de atendimento que transcendem uma área específica de conhecimento, pressupondo um trabalho de intervenção multidisciplinar.
O fluxo de trabalho do PAS
1. Recepção da demanda;
2. Análise da demanda pelos profissionais da assistência estudantil;
3. Requisição dos profissionais especializados, quando necessário, para compor a equipe de trabalho;
4. Realização da escuta individual do estudante pelos profissionais da equipe;
5. Análise da situação apresentada;
6. Elaboração do plano de ação pela equipe multidisciplinar;
7. Implementação e acompanhamento do plano de ação;
8. Elaboração de relatório da equipe multidisciplinar;
9. Avaliação e intervenções (ao longo de todas as etapas); e
10. Devolutiva (para o estudante em acompanhamento e para os responsáveis pelo encaminhamento, se for o caso), orientações e encaminhamentos.
Para saber mais
Instrução Normativa PROAE/UFOB nº 02, de 20 de junho de 2023.