Geral
Curso aborda uso de “Tecnologias Digitais para o Ensino de Pessoas com Deficiência Visual”

Servidores dos cinco campi da UFOB vão participar do curso “Tecnologias Digitais para o Ensino de Pessoas com Deficiência Visual", entre segunda (`17) e sexta (21), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Promovido pelo Instituto Benjamin Constant, em parceria com a UFOB, tem por objetivo capacitar servidores para o desenvolvimento de competências essenciais no uso de tecnologias assistivas e educacionais, promovendo maior autonomia e independência dos estudantes.
Além disso, pretende atualizar os participantes sobre ferramentas e recursos disponíveis, qualificando-os para a construção de documentos digitais acessíveis e a adaptação de materiais didáticos digitais. O curso também introduz inovações em inteligência artificial e suas aplicações na acessibilidade, preparando os educadores para integrar essas tecnologias às suas práticas pedagógicas. Por fim, busca incentivar a adoção de metodologias ativas e práticas pedagógicas inclusivas, respeitando e atendendo à diversidade dos alunos com deficiência visual.
A ementa inclui tópicos como acessibilidade digital, ferramentas assistivas (Dosvox, NVDA, Braille Fácil, entre outras), inteligência artificial aplicada à acessibilidade, audiodescrição automática e metodologias inclusivas. Também serão apresentadas estratégias para adaptação de materiais didáticos digitais e construção de documentos acessíveis.
O curso ainda abordará recursos para leitura e escrita acessíveis, ambientes virtuais de aprendizagem e práticas inovadoras no ensino de alunos com deficiência visual.