Ouça o primeiro episódio do podcast Rádio Sarau

publicado: 19/05/2021 14h37, última modificação: 01/11/2022 12h57
banner-portal-Radio-Sarau - Portal.png

O projeto de extensão Sarau da Lua Cheia, que originalmente estava previsto para ser realizado nas praças dos cinco municípios que sediam os campi da UFOB, teve de passar por mudanças devido à pandemia do coronavírus. Agora em formato podcast, a Rádio Sarau tenta retomar a magia do evento que reunia os estudantes para declamar poesias, ouvir música, assistir a apresentações teatrais e exposições artísticas.

O podcast Rádio Sarau é um projeto de extensão da Universidade, cujo objetivo é valorizar a produção cultural regional por meio da ampliação do acesso da população às expressões artísticas locais. Apresenta recital de poesias e cordéis, música, dicas culturais, entrevistas com artistas e produtores culturais da região e muito mais.

Ouça aqui o programa de estreia

De acordo com o coordenador do projeto, professor Caio Bispo, o podcast foi uma alternativa para manter acesa a chama do Sarau da Lua Cheia. “Nossa ideia inicial era fazer o sarau nas praças, porque entendemos que o evento precisava se expandir para além dos muros da Universidade e ganhar as ruas e praças do oeste baiano, para que a arte esteja ao alcance de todos e todas. Mas infelizmente precisamos reformulá-lo para esse novo formato, em podcast, respeitando o isolamento social e não promovendo aglomerações, mas mantendo acesa a chama do Sarau da Lua Cheia e mantendo viva também a esperança de que em breve poderemos promover boas aglomerações, regadas a muita arte, muito afeto, muita alegria, música e dança”.

O professor também lembra que o projeto depende da participação dos artistas da região e faz o convite para que enviem suas produções. “Esse podcast é construído coletivamente. Por isso convido a todos e todas para que enviem as suas contribuições. Essa é só a primeira de muitas edições que vamos publicar. Esse espaço é nosso, de todos nós que gostamos de arte que acreditamos no potencial da arte e sua importância, principalmente nesse momento que estamos passando. Arte é alimento para a alma, para a mente e para a vida”.