Produção Científica

Transferência de informação quântica para o desenvolvimento de tecnologias emergentes

publicado: 21/09/2020 14h12, última modificação: 18/02/2022 09h42
produção científica_supercondutores

Dispositivos supercondutores são uma fronteira para o desenvolvimento de tecnologias quânticas emergentes, como computadores quânticos e plataformas quânticas de armazenamento de energia.

Neste trabalho, o estudante do curso de Bacharelado em Física, Matheus Rocha de Araújo, orientado pelo Professor Clebson Cruz, membro GRIQUE/UFOB (Grupo de Informação Quântica e Física Estatística), em colaboração com o Professor Cleidson Castro da UFRB, estudam a transferência de informação encapsulada em correlações quânticas entre um dispositivo supercondutor, simulado em um átomo artificial, e um par de fótons (partículas de luz), gerados a partir da interação do dispositivo com um campo eletromagnético  (radiação).

Os  principais resultados foram:

(i) a geração de um par de fótons (partículas elementares que compõem a luz), quanticamente correlacionados (emaranhados), a partir da interação de um único fóton com um dispositivo supercondutor;

(ii) transferência de informação quântica entre o dispositivo supercondutor e os fótons gerados.

Os resultados contribuem para a aplicabilidade de dispositivos supercondutores nos processos de transferência de informação e, dessa maneira, para o estudo de tecnologias quânticas emergentes, baseadas na transferência quântica de informação,  tais como computadores quânticos e a recente Internet quântica. Além disso, o trabalho preenche a lacuna da literatura especializada, relacionada a utilização de dispositivos supercondutores como plataformas de transmissão de informação quântica, o que  contribui  para  o desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de processamento de informação, indispensáveis para a vida moderna, como é o caso de celulares e da própria internet.

Entre em contato com os autores e saiba mais:

Instagram: @grique.ufob / @0mr_araujo

Email: clebson.cruz@ufob.edu.br

Acesse o artigo completo aqui