Projeto Indústria-Escola inicia produção de materiais de limpeza para uso na UFOB

A pandemia de coronavírus reforçou a importância dos cuidados com a higiene e limpeza dos ambientes. Neste período, novos hábitos precisaram ser incorporados no dia a dia das pessoas, a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e higienização das mãos.

As demandas por um maior uso de produtos de limpeza para atender aos protocolos de segurança no enfrentamento à Covid-19 foram o ponto de partida para a criação de um projeto de Indústria-escola, no campus da UFOB, em Barreiras.  Com recursos de R$ 140 mil destinados pelo governo federal, foram adquiridos dois tanques com capacidade de gerar cem litros de material de limpeza por batelada, processo em que o sistema é carregado com as matérias-primas e reagentes necessários.

O projeto é coordenado pelos professores Sérgio Macêdo Soares, Alan Thyago Jensen e Mayara Melo e conta com a participação de professores do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, de técnicos administrativos, de estudantes de graduação e de pós-graduação em química e com o técnico da empresa Candeias, Ildemar Tavares, egresso do curso de Química da UFOB. Os materiais produzidos pela Indústria-Escola serão utilizados na limpeza dos cinco campi da UFOB.

O reitor da UFOB, professor Jacques Antônio de Miranda, destaca que “esta ação representa mais um legado regional da UFOB no enfrentamento à pandemia. Além do espaço de formação acadêmica, a indústria-escola possui um potencial estratégico tanto institucional quanto regional, podendo desempenhar um importante papel social.”