Carta Aberta à Comunidade Universitária da UFOB

Nesta semana, em que aumentam consideravelmente as possibilidades de difusão do coronavírus em nossa sociedade, precisamos demonstrar nossa capacidade de articulação e assumirmos compromissos coletivos mais incisivos. Precisamos intensificar as medidas de distanciamento social.
É necessária a compreensão de que estamos enfrentando um inimigo pouco conhecido, em uma previsão de luta sem armaduras. Assim, precisamos de mais tempo. Tempo para nos prepararmos melhor e agirmos com mais proteção e segurança.

E como vamos lidar com a situação? Recuando ao máximo e adiando o enfrentamento. É preciso que levemos a sério as medidas de restrição de mobilidade, para que nossas equipes de controle epidemiológico e de atendimento hospitalar possam atuar com segurança e dentro de suas capacidades.

Nessa perspectiva, assumindo um compromisso institucional, conclamo toda a comunidade acadêmica a ser porta-voz de uma medida drástica, mas vital. Precisamos que esta semana seja de esvaziamento dos espaços coletivos. É importante que cada um de nós ouça com seriedade e acolha as recomendações das autoridades sanitárias. Precisamos FICAR EM NOSSAS CASAS. É nosso dever e prova de cidadania e de respeito à vida.

A partir desta segunda (23), nossa universidade será esvaziada, respeitando-se, apenas, as limitações impostas pelas atividades que estejam diretamente relacionadas ao enfrentamento da pandemia. Nenhuma atividade acadêmica ou administrativa tem importância maior do que nossa responsabilidade para com a vida e com atenção especial para com a saúde física e mental de nossa comunidade.
Estamos trabalhando, institucionalmente e em parceria com outros órgãos e entidades, a fim de viabilizarmos a produção de materiais de proteção para equipes de saúde, a produção de insumos de higiene, a realização de diagnósticos, a orientação à comunidade local, o apoio assistencial, dentre outros.

É importante destacar que Barreiras já confirmou seu primeiro caso e que outros municípios já possuem casos suspeitos.

Temos condições técnicas de organizar frentes de apoio, orientação e trabalho em diversos campos de atuação, diante da pandemia. Todo conhecimento terá uma função importante e estratégica, de modo que precisamos nos manter unidos, sobretudo, neste momento de distanciamento social. Precisamos estabelecer e fortalecer uma rede colaborativa capaz de ouvir, orientar e compartilhar os anseios e as estratégias a serem criadas para superarmos os desafios que venham a surgir.

É momento de reclusão, de deixarmos a pressa e as preocupações com prazos, calendários e conteúdos programáticos de lado. Institucionalmente, estamos mantendo o funcionamento administrativo de maneira remota, visando atender aos prazos e às demandas que, se não fossem atendidas, colocariam em risco nossa comunidade.

Protejamos as nossas vidas, dos nossos familiares, dos nossos amigos, de todos os membros da nossa sociedade. Esta atitude depende de você, depende de mim, depende de todos nós. Cada um de nós deve fazer a sua parte: FIQUE EM CASA!

Jacques Miranda
Reitor