Consuni divulga ações da Universidade no combate ao coronavírus

Na tarde desta quarta-feira (18), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Oeste da Bahia pautou a necessidade de estabelecer critérios que contribuam para desacelerar a transmissão do Coronavírus (COVID-19), tendo em vista as observações apontadas pelo Grupo de Trabalho estabelecido pela Portaria nº 068/2020.

Diante do quadro de pandemia, decretado pela Organização Mundial de Saúde, a UFOB tem trabalhado de forma articulada às diretrizes e orientações do Ministério da Saúde e de acordo com as demais autoridades estaduais e municipais, além da Rede Federal das Instituições de Ensino Superior.

Assim, considerando o papel social de nossa Universidade, o seu órgão máximo de deliberação debateu a importância de cada instituição, cidadão e cidadã atuar de maneira responsável, com espírito de fraternidade e coletividade. O órgão discutiu as ações que necessitam de decisão imediata e que impactam no funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas.

Após ouvir o Grupo de Trabalho, o Consuni decidiu suspender todas as atividades presenciais, administrativas e acadêmicas por tempo indeterminado, à exceção daquelas consideradas essenciais para o enfrentamento da crise. Além disso, o funcionamento da Universidade dará prioridade ao atendimento e trabalho remoto. Caso haja necessidade de atendimento presencial, nas situações que envolvem risco irreparável à instituição e ao serviço público, será feito rigoroso controle de acesso, respeitando turnos de revezamento que evitem a aglomeração de servidores e terceirizados.

Tais medidas devem ser implementadas por cada chefia dos órgãos e unidades universitárias. Assim, toda atividade que gere a aglomeração de pessoas não será permitida enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional.

Foi decidido ainda que qualquer reunião colegiada, quando necessária e envolva demanda urgente e inadiável, deverá ser realizada por meio de videoconferência, utilizando as plataformas que se adequem às necessidades do órgão colegiado.

Informamos também que está suspenso o atendimento presencial ao público externo, exceto para os casos de entrega de fornecedores, cuja vedação possa trazer danos irreparáveis à universidade. Havendo necessidade, o usuário deverá utilizar os canais de comunicação institucionais. Além destes, a partir da próxima semana, serão amplamente divulgados outros canais de comunicação com foco no enfrentamento e orientação ao combate da pandemia. A disponibilidade de atendimento presencial será controlada e observará rigorosamente os critérios de segurança epidemiológica, sob orientação do Grupo de Trabalho.

As bibliotecas, o restaurante universitário, o ambulatório e os serviços de atendimento psicossocial, clínico e pedagógico estão suspensos por prazo indeterminado. Os órgãos responsáveis pela gestão das bibliotecas emitirão orientações com relação a flexibilização das regras sobre renovação de empréstimos de livros.

A Administração Central informou que complementará os auxílios pecuniários dos usuários do Restaurante Universitário, observado o cronograma orçamentário. Também notificou as empresas contratadas, responsáveis pela força de trabalho terceirizada, sobre a necessidade de manutenção das garantias trabalhistas e dos cuidados que devem ser estendidos a todos eles, reiterando que constituem parte integrante de nossa comunidade e que precisam ser protegidos.

O Grupo de Trabalho continuará conduzindo as ações de monitoramento e o plano de contingência, de modo a contribuir com o compromisso social da UFOB em proteger não apenas nossa comunidade acadêmica, mas todo seu território de atuação.

No intuito de orientar todas as ações e deliberações, a Reitoria emitirá Portaria específica.