Nota à comunidade sobre atraso no pagamento de auxílios estudantis

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) informa a comunidade acadêmica que desde que tomou conhecimento da possibilidade de insuficiência de recursos financeiros para o pagamento das despesas administrativas da universidade, entre elas o pagamento dos auxílios estudantis, vem envidando esforços mediante a reiterada articulação junto ao Ministério da Educação, no sentido da liberação dos recursos financeiros necessários à quitação dessas demandas.

Importante ressaltar que as unidades administrativas responsáveis pela gestão dos auxílios estudantis adotaram todas as medidas necessárias relativas a prazos e etapas previstas para a efetivação da concessão e seu pagamento, estando fora de sua governabilidade a liberação dos recursos financeiros pelo Ministério da Educação (MEC).

Esclarecemos, ainda, que esta situação ocorre em todas as instituições federais de ensino brasileiras e que a UFOB tem se empenhado para que seja resolvida o mais breve possível. Tão logo a liberação financeira por parte do MEC seja realizada, os pagamentos dos auxílios serão restabelecidos.

Por fim, reiteramos nosso compromisso institucional com a promoção de uma educação superior inclusiva, crítica, plural e científica com qualidade e relevância social para o desenvolvimento local e regional, ratificando que é de nosso interesse que todos os estudantes recebam o auxílio financeiro em dia, para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas, para a manutenção da sua qualidade e para o combate à evasão.