Mutirão oferece serviços sociais e de saúde a comunidades do Lixão de Barreiras

Na sexta, 6 de dezembro, estudantes dos cursos da Saúde da UFOB realizarão mais um mutirão de serviços sociais e de saúde. Dessa vez, a ação acontece na comunidade da Fazenda Água Vermelha, situada no lixão de Barreiras, e será realizada das 8h às 12h.

Os serviços serão oferecidos por meio de uma parceria com a UFOB, especialmente a turma de Medicina do primeiro período, matriculada no componente Práticas em Saúde Coletiva I, as Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (LAGIO), de Pediatria (LAPED) e de Cardiologia (LACARDIO-UFOB).

Professores da Universidade, entre médicos clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e obstetras, ofertarão atendimentos no evento. Os principais parceiros do evento incluem a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (equipe do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS) e Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras-BA, especialmente equipe da unidade de saúde móvel e Equipe de Atenção Básica Daniel Bueno, com apoio da Coordenação de Atenção Básica municipal.

A ação atenderá crianças, jovens, adultos e idosos. Confira abaixo a relação dos serviços prestados:

Inclusão e atualização do CAD Único (NIS);

Desbloqueio do Bolsa Família;

Pesagem para bolsa família;

Programa Criança Feliz;

Passe Livre;

Carteira do Idoso;

Orientação do Benefício de Prestação Continuada – BPC;

ID Jovem (como cadastrar);

Educadores Sociais e Acadêmicos da UFOB (Curso de Medicina);

Atividades recreativas e acolhimento dos moradores da comunidade;

Serviços odontológicos (limpeza, extração e restauração);

Verificação de Glicemia;

Avaliação cardiológica;

Avaliação Ginecologica (com preventivos);

Orientação sobre a saúde da mulher;

Orientação sobre o sarampo;

Vacinação;

Avaliação pediátrica;

Ofertas de medicações básicas;

Segunda via de Certidão de nascimento e casamento;

‍Corte de cabelo Masculino;

Defensoria Pública.