Estudantes de escolas públicas visitam Campus de Barra

Garantir o acesso ao nível superior ainda é um desafio no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 16,5% da população acima de 25 anos concluiu o ensino superior. Estes números reforçam a importância de uma maior aproximação entre a comunidade e as universidades públicas.

Pensando nisso, servidores e estudantes do Centro Multidisciplinar de Barra criaram o Programa Visitando a UFOB, que traz estudantes de ensino médio de escolas públicas do município para conhecerem projetos, programas e pesquisas desenvolvidos nesta unidade da Universidade. A atividade de extensão tem por objetivo despertar o interesse desses jovens em ingressar na UFOB, mostrando que é possível sim fazer uma graduação perto de casa, numa instituição pública, gratuita e interiorizada.

As visitas acontecem uma ou duas vezes por mês. Nesta sexta (8), será a vez dos estudantes do terceiro ano do Colégio Santa Eufrásia, que percorrerão as instalações da biblioteca, laboratórios e farão uma visita guiada pelos experimentos e práticas de campo realizados no Centro de Barra. Até agora, também já visitaram o Campus de Barra os colégios estaduais Luiz Viana e Cristo Rei.

Visita_Barra_interna.jpg

Estudantes do Ensino Médido da rede estadual de Barra conhecem os experimentos e práticas de campo em visita ao Campus da UFOB no município

A equipe do projeto é composta pelos servidores Jairo Torres, James Wilker Machado e João Batista, com o apoio de monitores-estudantes Taiane Nogueira, Marcondes Pessoa, Thauane Nascimento, Aldo Barbosa, Denise Martins, Tiago Mascarenhas, Aracy Soares e Ercilia Lima.

Confira as fotos das visitas no álbum do Flickr.