UFOB se torna membro de Iniciativa de Impacto Acadêmico da ONU

A UFOB passou a integrar a Iniciativa de Impacto Acadêmico (em inglês, United Nations Academic Impact - Unai) da Organização das Nações Unidas (ONU), desde a última sexta-feira (11).  Criado em 2010, o programa é uma rede de compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e soluções para os múltiplos desafios globais contemporâneos. Atualmente 1.300 instituições de Educação Superior de cerca de 130 países integram a rede ( https://academicimpact.un.org/).

Vinculada à Divisão de Extensão do Departamento de Comunicações Globais da ONU, a proposta da Unai é aproveitar o ambiente de inovação das universidades, aliando a energia de jovens acadêmicos e a experiência de professores/pesquisadores a serviço da humanidade.

A partir de agora, como membro da rede, a UFOB assume o compromisso de apoiar pelo menos uma atividade por ano relacionadas aos princípios da rede, que são:

1. Abordar questões de pobreza por meio da educação.

2. Promover a capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo.

3. Oferecer oportunidade educacional para todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, religião ou etnia.

4. Incentivar a cidadania global por meio da educação.

5. Oportunizar todo indivíduo interessado adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para a busca pelo ensino superior.

6. Respeitar os direitos humanos, entre eles a liberdade de investigação, opinião e expressão.

7. Promover o diálogo e a compreensão intercultural, bem como o “desaprender” da intolerância, através da educação.

8. Promover a paz e a resolução de conflitos por meio da educação.

9. Promover a sustentabilidade através da educação.

10. Comprometer-se com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas.