Jornada Científica discute desenvolvimento sustentável nos campi de Lapa e LEM

As universidades públicas brasileiras são responsáveis por mais de 90% da produção científica do país. A ciência e a tecnologia estão diretamente relacionadas ao progresso da sociedade, visto que os aspectos econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e educacionais fazem parte do escopo do desenvolvimento humano.

Neste contexto, a UFOB desempenha um papel importante no desenvolvimento de novas tecnologias e também na popularização e divulgação do conhecimento científico e tecnológico na região Oeste da Bahia. Sob o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, a Jornada Científica tem o objetivo de divulgar a ciência em comunidades da região a partir de atividades como: oficinas, palestras, exposição de experimentos científicos, debates e mesa-redonda.

O evento ocorrerá de 21 a 30 de outubro, durante a Escola de Estudos temáticos nos Centro Multidisciplinares da UFOB de Bom Jesus da Lapa e de Luís Eduardo Magalhães. As atividades abordarão temas como o papel da mulher na engenharia, energias renováveis, a conscientização e reutilização dos resíduos domésticos, conservação do cerrado, consciência negra, artes e instrumentos de comunicação social.

A Jornada Científica do Oeste da Bahia integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com apoio do CNPq, por meio do edital MCTI Nº 9/2019, das secretarias municipais, Parque Vida Cerrado, IFbaino e UNEB de Bom Jesus da Lapa.