Precisamos falar sobre violência de gênero na Universidade

As mulheres já são maioria nas universidades brasileiras. Combater o machismo no ambiente acadêmico, contudo, segue sendo um desafio. As notícias de violência contra as estudantes dentro das instituições de ensino têm se multiplicado.

É dever das universidades investigar a percepção e o comportamento dos jovens que em breve ocuparão posições de liderança no país. Eles precisam enxergar rapidamente a necessidade de transformação cultural, de igualdade de gênero e respeito incondicional.

A proposta dessa campanha é conscientizar os estudantes de que agressão moral, assédio sexual, assédio moral, coerção, violência física, desqualificação intelectual, violência sexual, homofobia e racismo são formas de violência de gênero.

É preciso enfrentar essa prática, tanto no meio universitário como em toda a sociedade, para romper o ciclo de agressões contra estudantes, professoras, pesquisadoras e funcionárias.

Informações e denúncias:

Sistema eletrônico e-OUV: sistema.ouvidorias.gov.br

Delegacia da Mulher: Barreiras - (77) 3613-9868

Para fazer a denúncia, é preciso formalizar por escrito a manifestação, sendo assegurado o sigilo de identidade, desde que solicitado.