Recursos orçamentários da UFOB são parcialmente desbloqueados

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última segunda (30), o desbloqueio de R$ 1,156 bilhão do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) teve R$ 3.686.428,00 dos recursos de custeio e de dotação a ser empenhada liberados. Este valor corresponde a cerca de 50% dos R$ 7.282.558,00 bloqueados em abril deste ano. Contudo, ainda não houve liberação de recurso orçamentário para investimento, que é utilizado, dentre outras coisas, na compra de equipamentos e realização de obras.

O valor liberado será utilizado para pagamento das empresas que prestam serviços continuados (limpeza, vigilância, alimentação, manutenção, energia elétrica, telefonia fixa e água) e auxílios estudantis. Entretanto, por ser uma instituição em expansão, a restrição orçamentária ainda em curso afeta diretamente as ações de implantação. Por isso, a Reitoria da UFOB segue em diálogo constante com o MEC para que o restante do valor contingenciado do orçamento, que corresponde a R$ 3.596.130,00, seja liberado. Dessa forma, a Universidade conseguirá cumprir metas e compromissos assumidos e manter a qualidade dos serviços prestados à comunidade.