Análise estatística da produção de cachaça na Bahia é tema de palestra no Campus de Lapa

Os estudantes dos cursos de Engenharia do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa assistiram à palestra “Uma análise estatística multivariada do processo de produção de cachaça no estado da Bahia”, nessa quarta (11). A atividade, organizada pelo docente Leandro Brito Santos, foi ministrada pelo professor Antonio Cordeiro, discente do Programa de Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial do Cimatec. Nela, foram apresentadas soluções analíticas para auxiliar o processo de tomada de decisão envolvendo a análise de dados físico-químicos de cachaças de diferentes microrregiões da Bahia.

Palestra_Lapa.jpg

Professor Antonio Cordeiro em palestra para estudantes do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa

A palestra teve como objetivo difundir a multidisciplinaridade dos resultados da aplicação da modelagem computacional, a modelagem matemática, estatística e a produção local em problemas reais que podem ser abordados em demandas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Também foi uma oportunidade para mostrar como estes experimentos podem atender a necessidades do mercado de trabalho, seja por meio de consultorias e projetos, principalmente em relação à produção agrícola.

A atividade é um complemento extra sala das disciplinas “Cálculo Numérico” e “Algoritmos de Programação Computacional”, ambas ministradas pelo professor Leandro, e contou com apoio do professor Kleymilson do Nascimento Souza.