Seleção oferta 20 vagas para Mestrado profissional em Matemática

A UFOB está com inscrições abertas para a seleção do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT. São 20 vagas, com reserva de 70% para professores de Matemática da Educação Básica, de escolas públicas ou privadas que estão em busca de capacitação. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, pela manhã e pela tarde, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

As inscrições devem ser feitas de 1 de agosto até 16 de setembro, no site http://www.profmat-sbm.org.br, por meio de formulário eletrônico, e custam R$ 76. Os candidatos deverão informar dados pessoais e de contato, de formação acadêmica, atuação profissional e selecionar a UFOB como local onde pretende fazer o Exame Nacional de Acesso e o mestrado.

A seleção será constituída por um exame, com 30 questões de múltipla escolha, que será feito no dia 19 de outubro e terá três horas de duração. O resultado final será divulgado até 21 de novembro. A matrícula dos aprovados será feita em janeiro, em data a ser divulgada.

Reserva de vagas

Devido a uma mudança de entendimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a reserva de 100% das vagas do Mestrado para professores de Educação Básica foi suspensa. Agora, para concorrer no processo seletivo, é preciso apenas ter curso de graduação em qualquer área de formação.

O PROFMAT

É um programa de mestrado profissional na área de Matemática com oferta nacional. O PROFMAT é realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).