Torneio marca lançamento da Liga Ufobiana de Xadrez

A Liga Ufobiana de Xadrez (LUXA) realizou, na tarde do último sábado (6), seu torneio inaugural no Palácio das Artes, espaço da Biblioteca Municipal de Barreiras. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Clube de Xadrez de Barreiras (CBX) e o Programa Brincar e Viver, o evento contou com 143 participantes, entre membros da comunidade acadêmica da UFOB, alunos da rede municipal de ensino de Barreiras, Escola Lar de Emannuel e comunidade em geral.

O evento teve como objetivo a difusão do xadrez como prática, arte e esporte no município. Como atividade de extensão da UFOB, o projeto atraiu participantes de outras cidades da região, como Ibotirama e Oliveira dos Brejinhos. Exemplo dos estudantes brejinhenses Lúcio Flávio e Washington Luiz, que são alunos do projeto Xeque-Mate e vieram acompanhados pelo professor e incentivador Roney Gleyson. Ambos foram premiados e ganharam projeção como talentos regionais.

Os competidores inscritos foram divididos em seis categorias: Sub 12, Sub 15 e Livre, todas com subdivisão em masculino e feminino. A arbitragem ficou sob responsabilidade de Carlos Barros, vice-diretor da Federação Baiana de Xadrez e presidente do Clube de Xadrez de Barreiras (CBX).

Iniciativa de servidores da UFOB, a LUXA comemorou o sucesso na realização do evento e planeja a continuidade de atividades voltadas para o ensino e difusão do Xadrez. Segundo os organizadores, serão planejadas atividades tanto para quem já pratica o jogo, como também para iniciantes. "A ideia é facilitar e ampliar o acesso à prática, uma vez que os benefícios do Xadrez para o desenvolvimento cognitivo e social são cada vez mais reconhecidos", afirmam os organizadores.

Abaixo a lista dos premiados em cada categoria.

Categoria LIVRE (Masculino):
1º Vitor Vilasboas de Oliveira