Vagas do PROFMAT serão destinadas a professores da Educação Básica da rede pública

A partir de 2020, o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) terá 100% de suas vagas destinadas aos professores de Educação Básica da rede pública. A medida se deve a um novo entendimento da CAPES, com objetivo de cumprir o principal objetivo do programa, que é a qualificação docente em nível de mestrado.

A decisão contempla todos os tipos de contrato (concursados ou não) de professores de Educação Básica da rede pública do país. As inscrições para ingresso no próximo ano estão previstas para iniciarem no mês de agosto.

O Profmat

É um programa de mestrado profissional gratuito na área de Matemática com oferta nacional. O PROFMAT é realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O Profmat foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).