Programa de Extensão lança revista Re(ex)sistência LGBT

No dia em que se celebra a luta internacional contra a LGBTfobia, 17 de maio, o Programa de Extensão Re(ex)sistência LGBT lança sua revista digital, que é parte das ações desenvolvidas para intensificar o processo de democratização das universidade públicas, ampliando o ingresso de pessoas lésbicas, gays, travestis e transexuais no ensino superior.

Acesse aqui o arquivo com o conteúdo da revista em formato PDF.

A publicação foi produzida por bolsistas do Programa, sob orientação dos professores coordenadores, e traz uma compilação de textos de importantes autores nacionais, ligados aos estudos no campo de gênero e sexualidade, além de apresentar o resultado do trabalho realizado no período de atuação na Universidade.

O Programa

Foi contemplado em primeiro lugar no edital PROEXT 2016, do Ministério da Educação, na linha Promoção e Respeito aos Direitos da População LGBT. Desde então, o projeto desenvolveu ações como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha em Barreiras, o curso Pré-Enem com foco na população LGBT e o curso "O direito à Saúde e aplicação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT", que capacitou sobre direitos de acesso à saúde e informou sobre os principais aspectos da Política Nacional de Saúde Integral LGBT e sua implementação no oeste baiano.

Atualmente, com o término do vínculo com o MEC, o programa continua em atividade como um grupo independente que se organiza no combate à homolesbotransfobia, o racismo, o elitismo e outras formas de discriminação, ainda presentes nos espaços públicos e, consequentemente, também nas universidades.

Para conhecer melhor as ações do Programa, acesse o portifólio.