Estudante de Medicina do Programa PEC-G é contemplada com Bolsa Mérito

O processo de internacionalização é uma importante etapa para consolidação de uma universidade. Na UFOB, todos os anos, ingressam estudantes estrangeiros pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação– PEC-G.  Atualmente, são nove jovens matriculados nos cursos de graduação dos campi de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Um deles, a estudante de Cabo Verde, Janilde Melissa Pina dos Santos, do curso de Medicina, foi a única contemplada com a Bolsa Mérito entre as universidades federais da Bahia que participam do Programa.

A Bolsa é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores a estudantes que apresentaram aproveitamento acadêmico excepcional. Os selecionados recebem um auxílio financeiro no valor de R$ 622 por mês, durante seis meses, e são agraciados com a passagem aérea de retorno ao país de origem, quando terminam o curso.

Os processos de candidatura e de seleção no PEC-G são regulados por Edital específico. A Instituição de Ensino Superior (IES) em que o estudante-convênio estuda orienta e acompanha o processo de seleção.

O programa PEC-G

Administrado pelo Ministério da Educação, o programa destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior – IES brasileiras.

O PEC-G constitui-se num conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes, e caracteriza-se pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e em seu retorno ao país de origem, ao final do curso.

Conheça mais sobre a estudante no vídeo abaixo, produzido pela Assessoria de Políticas Nacionais e Internacionais (APNI) da UFOB, em junho de 2017.