Projeto de extensão realiza declaração gratuita do Imposto de Renda em Barreiras

Contribuintes da Região Oeste terão uma importante ajuda para ficar em dia com a Receita Federal. Os estudantes do curso de Administração, sob a supervisão dos professores das disciplinas de Contabilidade, Finanças e Direito, darão orientações e elaborarão a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (DIRPF 2019). O atendimento é gratuito e acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril, na sala 36, do Centro de Convivência, do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. No dia 24, o atendimento será realizado no horário das 14h às 17h30, e nos dias 25 e 26 das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Os estudantes que desejem participar do projeto devem se inscrever através do formulário eletrônico. Os candidatos participarão de um treinamento teórico no dia 16 de abril, das 19h às 22h, na sala PU 14, com a professora Cristiana Mattos. No dia 17 acontecerá um treinamento prático, das 19h às 22h, no Laboratório de Informática 2 (biblioteca), com os professores Gerson Ferreira e Cláudio Reis. Haverá certificação para os participantes. Os estudantes que participaram do atendimento ao público nas edições anteriores, poderão ocorrer às vagas de monitoria.

Documentos necessários

Para que a declaração seja feita, o contribuinte deve levar CPF, RG,  endereço atualizado, dados da conta bancária para restituição ou débito, cópia de última declaração realizada e documentos que comprovem renda, bens e direito, dívidas e ônus, pagamentos e doações.

Quem precisa declarar

De maneira geral, é obrigado declarar Imposto de Renda pessoas Físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis como salário, pró-labore e aluguéis superiores a R$ 28.559,70, no ano de 2018. Também quem tiver a posse ou propriedade de bens e direitos, incluindo terra nua, num valor superior a R$ 300 mil. Além destes, a Receita Federal elenca os seguintes casos como de declaração obrigatória:

• Contribuintes com ganho de capital na venda de bens ou direitos como imóveis, veículos, motos ou que realizaram operações de mercadorias, de futuros e assemelhadas, bem como na Bolsa de Valores;
  • Contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês de 2018;
  • Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis (rendimento de poupança, letras de crédito ou doações) ou tributados exclusivamente na fonte (décimo terceiro, ganho de capital, aplicações de renda fixa etc.) cujo montante ultrapasse o valor de R$ 40 mil no ano passado
  • Trabalhadores rurais que tiveram uma receita bruta superior ao valor de R$ 142.798,50

O quê? Projeto de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019

Quando: 24 de abril (das 14h às 17h30), 25 e 26 de abril (das 8h às 11h30h e das 14h às 17h30)