Plano de Dados Abertos é implementado

Já está em vigor o Plano de Dados Abertos da UFOB 2018-2020. Aprovado pelo Conselho Universitário, o documento tem como finalidade orientar as ações de implantação e promoção da abertura de dados em formato aberto da Universidade. Por meio dele, serão disponibilizados, em formato de planilha, dados acadêmicos e administrativos, aumentando assim as ferramentas de transparência ativa e participação social, reforçando os princípios da publicidade, accountability e eficiência na Administração Pública.

Até agora, já foram disponibilizados 27 conjuntos de dados, dentre eles, a relação dos beneficiários de auxílios; projetos de pesquisa; servidores; convênios; de funções gratificadas e cargos de direção; gastos com diárias e passagens; estudantes ingressantes; boletim de execução orçamentária; licitações; e patrimônio. Do total de dados previsto para ser aberto no biênio 2018-2020, 59% já foram publicados.

Além da base prevista na primeira versão do PDA, outras seis foram identificadas e já tornadas públicas. São elas: programa de mobilidade acadêmica nacional; servidores cedidos e requisitados; relação nominal de estagiários; estudantes PEC-G; bolsistas do Bolsa Permanência; e do PET-Humanidades.

Confira a lista completa aqui.

O PDA

O Plano de Dados Abertos da UFOB é uma iniciativa que faz parte da Política Nacional de Dados Abertos. A Política, instituída pelo Decreto nº 8.777/2016, obriga todas as unidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional a disponibilizarem as informações contidas em suas bases de forma aberta – isto é, sem restrições de licenças ou patentes, permitindo o livre acesso, utilização, modificação e compartilhamento.