Em defesa do ensino público e gratuito, Andifes apresenta contribuições da IFES para desenvolvimento do País

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com as universidades federais, apresenta o caderno Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira.

A publicação apresenta o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais e traz também as contribuições das 63 universidades federais e seus 328 campi ao desenvolvimento do País. O documento evidencia o reconhecimento social da qualidade e da importância das Instituições Federais de Ensino Superior, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

A ideia da publicação é tornar conhecido o papel das universidades federais públicas e gratuitas, mostrando que as instituições são eficientes e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários e ambulatórios que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Acesse o material completo

Com informações da Andifes