Campus de SaMaVi passa a contar com internet de alta velocidade

A comunidade acadêmica da UFOB de Santa Maria da Vitória terminou o semestre altamente conectada. Isso porque o Centro passou a contar com uma internet de 100 megabytes. O novo circuito foi entregue pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no dia 18 de setembro.

A conexão foi possível por meio da parceria da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) com RNP, que por meio de contratação especializada fez a ligação entre a unidade de ensino e o Ponto de Presença na Bahia (PoP-BA). Dessa forma, o campus está conectado à rede acadêmica nacional, a rede Ipê, e pode usufruir de internet em alta velocidade.

Agora, os estudantes, técnicos e docentes poderão acessar à internet pelo sistema de Wi-Fi da UFOB e enviar e baixar arquivos de áudio, audiovisual e gráficos, uma demanda muito recorrente na área de Artes Visuais e de Publicidade e Propaganda, dois cursos ofertados no campus. Outra melhoria trazida com a internet de alta velocidade será a possibilidade de realização de videoconferências para atividades acadêmicas e administrativas.

Internet de alta velocidade
Além de SaMaVi, os campi de Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães também já contam com internet de 100Mbps. O Centro de Barra será o próximo a ter uma rede com essa velocidade. A empresa contratada está em fase de ajuste técnico para implantação da fibra ótica, com previsão de finalização ainda neste mês. Em Barreiras, o link é de 1 Giga Bytes por segundo, que atende o campus Reitor Edgard Santos e a reitoria.