Professores de SaMaVi participam de Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas

Acontece desta quinta (18) até domingo (21), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas. Trata-se de uma atividade do Grupo de Trabalho de Pedagogia das Artes Cênicas, da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas), aberta a todos os interessados nos processos educativos que se referem ao ensino das artes do espetáculo.

O evento é promovido em conjunto por professores de diversas instituições: UFBA, UNEB (Campus I), UFOB (SaMaVi) e UESB (Campus Jequié). Conta ainda com o apoio da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia e de Programas de Pós-Graduação.

As pesquisas e experiências a serem apresentadas e discutidas abordam a inclusão da arte na formação integral do indivíduo e também a formação de artistas e de professores para o ensino de dança, teatro, performance, circo, dentre outras formas de expressão, sempre considerando a diversidade dos contextos em que são realizadas e suas características específicas e singulares como áreas de conhecimento.

Representando a UFOB, os docentes Antônio Ricardo Fagundes de Oliveira (Comissão Organizadora) e Eduardo Cavalcanti Bastos (Comissão Científica), ambos do Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória,  e o professor Sérgio Farias, assessora da Reitoria e coordenador da comissão organizadora, participarão do evento. A abertura contará com a presença da Reitora Pro Tempore da UFOB, Iracema Veloso.

Os pesquisadores abordarão questões referentes às Políticas Educacionais e à realidade do ensino de artes cênicas na escola e na comunidade. O encontro será transmitido pela internet pelo sistema McConf, possibilitando o compartilhamento de experiências para aprendizagem por meio de vivências, com a possibilidade de gerar intercâmbios e atuações conjuntas em âmbito nacional.