Imposto de Renda: faça sua declaração gratuita nesta quarta (19)

Faltando duas semanas para o término do prazo para acertar as contas com Leão, ainda dá tempo de fazer sua declaração gratuitamente na UFOB. Nesta quarta (19), estudantes do curso de Administração, sob a supervisão dos professores das disciplinas de Contabilidade, Finanças e Direito, estarão novamente dando orientações e elaborando a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 (DIRPF 2017). O atendimento é gratuito e acontecerá todas as quartas de abril, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Reitoria da UFOB, na Rua Professor José Seabra, no antigo Colégio Padre Vieira, no Centro de Barreiras.

O principal objetivo do Projeto de Extensão é desenvolver habilidades concretas aplicando os conhecimentos aprendidos em sala. A gestão operacional do atividade será realizada pelos membros da Empresa Júnior Delphos, que são discentes do curso de Administração, sob a coordenação do professor Gerson Ferreira Júnior e supervisão dos docentes Cláudio José Oliveira dos Reis e Cristiana Matos Américo. Mais informações podem ser obtidas no telefone (77) 3614-3180 ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Documentos necessários
Para que a declaração seja feita, o contribuinte deve levar CPF, RG,  endereço atualizado, dados da conta bancária para restituição ou débito, cópia de última declaração realizada e documentos que comprovem renda, bens e direito, dívidas e ônus, pagamentos e doações. A lista completa está disponível aqui.

Quem precisa declarar
De maneira geral, é obrigado declarar Imposto de Renda pessoas Físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis como salário, pró-labore e aluguéis superiores a R$ 28.559,70, no ano de 2016. Também quem tiver a posse ou propriedade de bens e direitos, incluindo terra nua, num valor superior a R$ 300 mil. Além destes, a Receita Federal elenca os seguintes casos como de declaração obrigatória:
·         Contribuintes com ganho de capital na venda de bens ou direitos como imóveis, veículos, motos ou que realizaram operações de mercadorias, de futuros e assemelhadas, bem como na Bolsa de Valores;
·         Contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês de 2016;
·         Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis (rendimento de poupança, letras de crédito ou doações) ou tributados exclusivamente na fonte (décimo terceiro, ganho de capital, aplicações de renda fixa etc.) cujo montante ultrapasse o valor de R$ 40 mil no ano passado
·         Trabalhadores rurais que tiveram uma receita bruta superior ao valor de R$ 142.798,50

O quê? Projeto de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017
Quando: 5, 12, 19 e 26 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Reitoria da UFOB