Estudantes de Nutrição realizam atividades sobre educação alimentar

Nos dias 17, 19 e 20 de abril, os estudantes da disciplina Educação Alimentar e Nutricional, ministrada pela professora Debora Porcino no curso de Nutrição, irão para a comunidade aplicar na prática os projetos desenvolvidos em sala de aula.

Baseadas no Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional e na proposta pedagógica de Paulo Freire, os graduandos realizarão atividades utilizando arte e ludicidade para ampliar a compreensão sobre conceitos de alimentação saudável.

Serão três ações em diferentes espaços da cidade de Barreiras. A primeira ocorrerá nesta segunda-feira (17) a partir das 13h30, na Unidade de Saúde da Família Dr. Jaime Dias de Lima. Nesta vivência, serão abordadas as relações entre saúde, meio ambiente e alimentação, com foco crítico sobre as influências da industrialização no comer cotidiano.

A segunda atividade acontece na quarta (19), a partir das 15h, na creche e escola Lar de Emmanuel, onde haverá uma experiência que dialoga com o universo infantil, com objetivo de estimular hábitos alimentares saudáveis desde a infância, considerando o contexto familiar.

A última ação será realizada na quinta (20), no abrigo dos idosos São João Batista, com início previsto para as 15h. Será realizada uma socialização a partir das histórias de vida e memórias alimentares dos participantes, levantando questões sobre o papel social da comida.

O objetivo dos eventos é incentivar a consciência sobre o ato alimentar, repensando o que comemos, como comemos, como e por quê comemos. Além disso, é uma importante etapa do processo de ensino-aprendizagem dos futuros nutricionistas.