MEDIDAS DE HIGIENE RESPIRATÓRIA NOS AMBIENTES LABORAIS E DE ESTUDO

• Utilização de lenços descartáveis nos diversos locais de trabalho e estudo, para assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus.

• Caso não disponha de lenços descartáveis, ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o antebraço. E lave o braço assim que possível.

• Lixeiras com tampa precisam estar disponíveis, principalmente em locais sanitários, de realização de refeições, dentre outros.

• Se estiver doente ou apresentar febre e sintomas respiratórios, comunique à gestão de trabalho ou responsáveis acadêmicos da necessidade de se ausentar das atividades para cuidar-se, evitando assim a transmissão de doenças para outras pessoas, inclusive colegas.

• Utilize com frequência álcool-gel disponível em dispensadores instalados em locais visíveis.

• Recomenda-se afixar cartazes e disponibilizar materiais informativos nos ambientes e sistemas informatizados, como pôsteres que promovam a lavagem das mãos, uma boa medida para os gestores e coordenadores adotarem. Combine essa ação com outras de comunicação sobre higiene manual e atitudes saudáveis na Universidade.