Museu de Ciências do Cerrado Nordestino

Coordenadora: Rosana Marques Silva

Vice-coordenadora: Daniéla Calado


O Museu de Ciências do Cerrado Nordestino foi criado em 2009 e tem como objetivo aproximar a sociedade e a Universidade através da popularização do conhecimento sobre a da fauna do Cerrado. Através deste projeto, a Universidade abre as suas portas à comunidade para visitas de estudantes do ensino fundamental, médio e superior, bem como da população em geral.

O Museu possui como ações: a) o treinamento de acadêmicos de cursos de graduação da UFOB para atuar na preparação e curadoria de coleções biológicas; b) o trabalho de educação informal com estudantes da rede pública e da rede particular, de estudantes com necessidades especiais e de outras pessoas da comunidade; d) a capacitação de professores e aperfeiçoamento de outros profissionais; e) e o incentivo ao estudo do ambiente natural da região de cerrado e de temas relacionados às Ciências Naturais.

O acervo é acumulado e enriquecido progressivamente e paralelamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Entomologia, Zoologia do curso de Ciências Biológicas, e da disciplina de Diversidade de Invertebrados do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. O museu também recebe doações de animais silvestres, post mortem, oriundas de apreensões feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), de zoológicos, de particulares e de criadores registrados e regularizados pelo órgão competente. Além das doações, o acervo configura-se por meio de capturas de cadáveres de animais e/ou partes, encontrados mortos em rodovias da região.

As amostras de invertebrados são preparadas de diferentes formas, a depender das características do grupo taxonômico, enquanto as preparações de animais vertebrados seguem técnicas usuais de laboratórios, tais como: osteotécnica, diafanização óssea, parafinização, injeção de resinas, injeção de vinilite, taxidermia pele cheia e taxidermia de pele esticada.

As visitas ao Museu são previamente agendadas e guiadas por monitores, estudantes do curso de Ciências Biológicas, voluntários ou bolsistas, que são devidamente treinados. As visitações são de, no máximo, 15 pessoas por grupo.

Clique aqui e agende a sua visita!

UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia 
© 2017

Mapa do Site

Catálogo de Telefones

Reitoria
Rua Professor José Seabra de Lemos, 316.
Recanto dos Pássaros.
CEP: 47808-021
Barreiras – BA

Fone: +55 77 3614-3500