Especial de Quarentena

publicado 04/05/2021 15h31, última modificação 31/12/2021 06h38
#UFOBemCasa

Bem vindos ao Especial de Quarentena, onde vocês vão encontrar sugestões de entretenimento, atividades para passar o tempo na quarentena e dicas de vida e estudos.

A página não será mais atualizada, pois o projeto foi encerrado devido ao encaminhamento para o retorno presencial. Todos os conteúdos permanecerão disponíveis.

#UFOBemCasa

Siga o @ufobarrildobrado no Instagram, confira as dicas dos servidores da UFOB e mande as suas!

Está seguindo o Projeto Despertar no Instagram? Siga agora e fique por dentro das lives!


Últimas atualizações: Livros / Jardinagem e horticultura / Músicas / TV / Dicas

Mão plantando.

Jardinagem e Horticultura

Temos conteúdo novo!

Livros

Temos conteúdo novo!

Fone de ouvido.

Músicas

Temos conteúdo novo!

Como forma de Boas Vindas aos Calouros, convidamos algumas pessoas para apresentar os vários aspectos da UFOB: atléticas, coletivos... os textos vão ser postados à medida que recebermos. Confira a categoria Boas Vindas aos Calouros 2021.

Foi convidado e ainda não enviou? Ainda dá tempo! Não localizamos sua atlética ou coletivo e gostaria de ter espaço para se apresentar? Envie para quarentena@ufob.edu.br.

 

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Dicas aleatórias

Confira Jornada do Acolhimento, um jogo para navegador com o intuito de conscientizar sobre depressão, neste link.

Conheça o site do Setembro Amarelo do CVV neste link.

Confira Suicídio, informando para prevenir, publicação do CFM.

Confira a cartilha Comportamento Suicida: Conhecer para prevenir neste link.

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. Conheça os fatores de risco e sinais de alerta para o suicídio na cartilha do site setembroamarelo.com neste link.

Em breve estarão abertas as inscrições para o 6º Congresso Baiano de Educação Inclusiva, que acontecerá online e gratuitamente. O tema será Educação especial em tempos de transformação. Fique atento na página da CBEI (link)!

Já conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira? Confira aqui.

O Serviço de Apoio Pedagógico realizará a oficina Organizando o aprendizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial - Parte II às 14h do dia 11 de junho neste link.

A psicóloga Carine Galdino vai realizar durante as férias sessões de meditação guiada toda segunda-feira às 16h no Google Meet neste link. Participe!

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul vai realizar uma live com dicas para melhorar a aprendizagem no ensino remoto dia 20 de maio em dois horários: às 10h e às 19:30h no canal do Mestrado Profissional em Informática. Confira neste link!

Vamos nos prevenir contra o mosquito Aedes aegypti? Visite a página da Agência Nacional de Saúde Suplementar para ver como!  

Conheça a prática de Mindfulness com o vídeo NeuroMeeting #16: Natureza, Cérebro e Mindfulness, com o Prof Ms Cláudio Seal Carvalho. Ele está disponível no canal Psicologia Uneb, junto a outros vídeos de psicologia, filosofia e ciências humanas produzidos pela universidade. 

Já conhece o TelegramÉ um serviço de mensagens instantâneas muito parecido com o Whats App, mas nele você pode pesquisar canais e grupos de temas do seu interesse para fazer parte (tem uma caixa de busca). Pesquisando rapidamente alguns temas encontramos: Desenhistas S/A, Artesanato Passo a PassoTerraBella Jardinagem e Origami. Mas para pesquisar você também pode utilizar o site Telegram GroupNele está tudo separado por categorias, como estudos, música, jogos e filmes. Numa pesquisa rápida encontramos o canal Cursos e Eventos Gratuitos

Confira a reprise gratuita de alguns cursos da eduK nesse link.

Conhecem o canal ColetivoPsi Ifbaiano? É um canal aberto pelas psicólogas e psicólogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano no Youtube para compartilhar conteúdos com a comunidade interna e externa. Tem um vídeo sobre Yoga e Saúde Mental: exercícios para o corpo e para a mente e vai transmitir dia 23 de março às 17h a live Projeto de Vida e escolhas profissionais em tempos de pandemia, com Cristiane Beserra e Catarina Sakai. 

Vai acontecer 23/03 às 19h uma live sobre Como estudar melhor em tempos de pandemia: auto regulação da aprendizagem e das emoções, com a palestrante Profª Drª Marilda Dantas e o Prof Dr Lauro Mota. A live vai ser transmitida no canal Diálogos Intempestivos no Youtube.

Confira em Mapa da Saúde Mental serviços públicos de saúde mental disponíveis no Brasil e serviços disponibilizados por ONGS, instituições filantrópicas e outras. 

Já conferiu a série de animação com técnicas de meditação da Netflix? Headspace - Meditação Guiada é a dica de Carine, lotada na CAEST. 

Leia um jornal que só tem notícia boa, o Jornal de Boas Notícias

Guia Para Todos Verem reuniu informações gerais, notícias e outros assuntos relacionados ao Corona Vírus num site que tem acessibilidade para pessoas com deficiência visual. No link Conteúdos Para o Período de Quarentena eles reuniram audiodescrição de filmes, músicas, a rádio ONCB, canais no Youtube e áudiolivros.

Já conhece o aplicativo Tv Brasil Play? É um aplicativo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que disponibiliza os programas da Tv Brasil de graça para android. Pesquise na Play Store e experimente! 

Veja Marte através do veículo de exploração Curiosity, da Nasa, neste link.

Aprenda idiomas de graça nesta quarentena no site do Duolingo 

A Psicóloga da Assistência Estudantil Giovanna Sena está fazendo conteúdos para quem está estudando na quarentena. Já fez um pequeno documento sobre a curva do esquecimento, explicando como você pode estudar melhor, disponibilizou um Planner Estudantil para imprimir, a análise S.W.O.T., já falou de tempo de estudo, técnica de estudo Pomodoro e deu cinco dicas para reduzir a ansiedade. Visite o link e confira. 

Vídeo do Youtube ensinando a fazer 3 modelos de máscara (CANAL MONIQUE RANGEL).

O site Relações Simplificadas abriu espaço para alguns profissionais que oferecem acolhimento gratuito neste período de Quarentena - dica da Fran.

Assista filmes na NETFLIX junto com os seus amigos, mesmo na quarentena. Instale no Google Chrome o Netflix Party, uma extensão do navegador, e siga as instruções: abra um vídeo na Netflix, clique no ícone NP, ao lado da barra de endereço, clique em Start the party na caixa que vai aparecer e compartilhe o URL que vai ser criado com os amigos que você quer que participem. Clicando no URL, seus amigos vão ser direcionados para a Netflix. Eles devem então clicar no botão NP e um chat vai estar disponível para vocês comentarem o vídeo. 

A Franciele também tem um canal de Meditação no Youtube, Franciele Trindade Terapias.


Observação: Na maioria dos posts só indicamos conteúdo, os direitos autorais são reservados aos produtores de conteúdo.