processo_seletivo_banner_perguntas_respostas.png
 

1)  É verdade que a UFOB reservará vagas no Sisu aos candidatos de municípios baianos próximos aos seus campi?

Sim. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conepe, aprovou a Resolução 4/2016 que alterou o seu Critério de Inclusão Regional, passando a assegurar a reserva de cerca de 370 vagas destinadas ao processo seletivo Sisu para candidatos que tiverem cursado todo o Ensino Médio em escolas, públicas ou privadas, localizadas nos municípios baianos distantes até 150 quilômetros de qualquer dos campi da UFOB. 

2)  Como isso vai funcionar?

Os candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em um dos 80 municípios da Bahia terão reserva de vagas para ingresso no processo seletivo via Sisu, na modalidade Ação Afirmativa da Universidade.

3) Qualquer candidato tem direito à reserva de vagas?

Não, somente os candidatos que atendam aos critérios eliminatórios de notas mínimas definidos pela UFOB e tenham cursado todo o Ensino Médio nos municípios-sede ou próximos aos campi da Instituição, na Bahia, serão beneficiados com a política.

4) Quais municípios estão incluídos?

Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.

5)  Um candidato beneficiário tanto da reserva de vagas como da política de cotas pode optar por essas duas ações afirmativas?

Não. Os candidatos que forem beneficiários tanto do critério de inclusão regional, previsto na Resolução 9/2015, alterada pela Resolução 4/2016, quanto da política de cotas, definida na legislação vigente, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

 6) A reserva de vagas também será estendida a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas particulares?

Sim, desde que tenham alcançado a nota de corte do curso desejado e cursado todo o Ensino Médio em um dos municípios citados acima.

7)  A medida atingirá a todos os cursos? 

Sim. O candidato poderá se beneficiar com a reserva de vagas em qualquer um dos 30 cursos de graduação ofertados pela Instituição.

8) Como faço para fazer o vestibular da UFOB?

A UFOB não realiza vestibular. O acesso a todas as vagas ocorre por meio do Enem/Sisu, sendo que 50% estão reservadas para os candidatos egressos de escolas públicas.

9) Quais serão as datas de inscrição no Sisu?

O período de inscrição no Sisu será divulgado pelo Ministério da Educação até dezembro no site www.sisu.mec.gov.br.

10)  É preciso pagar alguma taxa para concorrer às vagas?

Não. Após a realização do Enem, o candidato deve aguardar a divulgação de sua nota e a abertura do processo seletivo do Sisu para fazer suas opções de curso, a partir da nota obtida no Exame.

 

 

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, envie-nos uma mensagem usando o formulário abaixo:

UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia 
© 2017

Mapa do Site

Catálogo de Telefones

Reitoria
Rua Professor José Seabra de Lemos, 316.
Recanto dos Pássaros.
CEP: 47808-021
Barreiras – BA

Fone: +55 77 3614-3500