Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo

publicado 27/03/2021 10h14, última modificação 24/08/2021 19h13

Identificação da Unidade Prestadora

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), pessoa jurídica de direito público mantida pela União, é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, sede e foro no Município de Barreiras, Estado da Bahia, goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, cuja estrutura organizacional e a forma de funcionamento devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Nossas atividades acadêmicas são desenvolvidas nos cinco campi, que estão situados nos municípios de Barra, Barreiras (sede), Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Cada campus conta com unidade acadêmica, denominada Centro Multidisciplinar (CM). A sede, em Barreiras, agrupa três unidades acadêmicas – Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, Centro das Humanidades e Centro das Ciências Biológicas e da  Saúde. 

Somos credenciados pelo Ministério da Educação para oferta de cursos em nível de graduação, sendo Bacharelado, Licenciatura e Cursos Superiores de Tecnologia, na modalidade presencial e a distância, e cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) nas diversas áreas do conhecimento.

MISSÃO

Defender e respeitar os princípios de gratuidade e excelência do ensino, indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, universalidade do conhecimento e liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, o saber e o pluralismo de ideias.

VISÃO

Ser conhecida e reconhecida nos municípios que compõem o Território UFOB como universidade pública, gratuita e de qualidade.

VALORES

Democracia, autonomia e liberdade; Diversidade, cidadania e respeito; Inclusão; Justiça; Sociabilidade; Qualidade; Ética.

Linha do Tempo

O desenvolvimento de uma Universidade se dá de forma gradual e integrada e, para tal, buscamos desenvolver nossas ações pautadas no diálogo e no respeito às diversidades.  A nossa visão institucional nos impulsiona e nos desafia à medida que vislumbramos um reconhecimento nos municípios que compõem a nossa área de abrangência, denominada de Território de Identidade Acadêmica da UFOB. 

Ser uma instituição interiorizada, multicampi, nos remete ao rol de responsabilidades que estão imbricados ao desenvolvimento regional do Oeste da Bahia, o que enfatiza ainda mais a nossa razão de existir. Desta forma, não lograríamos êxito se não contássemos com importantes parceiros institucionais, de diferentes naturezas, segmentos e esferas. Aqui destacamos o papel importante do Governo do Estado da Bahia e das Prefeituras dos municípios do Oeste da Bahia, em especial, dos municípios cujas unidades estão sediadas. Estendemos nosso reconhecimento aos órgãos de Controle, aos Ministérios Públicos Federal e Estadual e à Procuradoria Federal da União, importantes atores da governança pública que atuam para a melhoria das instituições públicas. 

Linha do tempo

Território de Identidade Acadêmica da UFOB

A identidade acadêmica do Território UFOB compreende uma área contínua de 223 mil km² e atende à população do Oeste da Bahia e de seu entorno. Essa área integra os limites administrativos dos municípios localizados em um raio de 150 quilômetros a partir das sedes dos municípios que abrigam as unidades da UFOB: Barra, Barreiras (sede), Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e  Santa Maria da Vitória.

O Território de Identidade Acadêmica da UFOB endossa a responsabilidade assumida desde a sua criação para com o desenvolvimento regional, respeitando as especificidades e a pluralidade.

Municípios integrantes do Território UFOB

Estrutura Organizacional

O Estatuto da UFOB foi aprovado pelo Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União, em 28 de janeiro de 2019. Com a vigência do Regimento Geral, a UFOB possui nova estrutura organizacional, cujo órgão máximo é o Conselho Universitário, que assume função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar.

De acordo com o Art. 20 do Estatuto,  a estrutura da UFOB compõe-se de Conselho Universitário e Assembleia Universitária como órgãos de deliberação; a Administração superior, composta por Reitoria e seus órgãos de apoio, e as Unidades Universitárias e órgãos complementares vinculados ao ensino, pesquisa e à extensão.

A gestão da Universidade é de competência da Administração superior, podendo ser  delegada às Unidades Universitárias, no que couber, em observância ao princípio de construção coletiva e participativa que permeia toda a Universidade.

A estrutura organizacional da Universidade assume características de hierarquização funcional. O organograma, a seguir, é a representação gráfica desta definição institucional, que apresenta a distribuição dos cargos e funções.


Acesse aqui a Portaria no 238/2019, que estabelece a estrutura administrativa para a Reitoria.

Para conhecer ainda mais a estrutura organizacional da UFOB, clique aqui.

Atualizado com base na Portaria Normativa nº 154/2020.

Políticas e programas do Governo

A UFOB possui competências legais com diretrizes e planos governamentais, cuja vinculação se dá por meio do Ministério da Educação. Em relação às competências legais, a UFOB atende a(o):

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/1996), em seus art. 43, que define a finalidade da educação superior, e o art. 44, que estabelece os cursos e programas abrangidos pelo ensino superior;

  • Plano Nacional de Educação 2014/2024, aprovado por Lei Federal nº 13.005/2014, especificamente no grupo de metas que se refere ao ensino superior, elencadas a seguir, cujas estratégias são norteadoras para o desenvolvimento da Universidade:
    • Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.
    • Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.
    • Meta 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 22/11/96 em seu Art. 54, preconiza que as universidades mantidas pelo Poder Público são regidas por estatuto jurídico especial.

A UFOB teve seu Estatuto aprovado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 28 de Janeiro de 2019. O documento foi revisado e aprovado pelo Conselho Universitário da UFOB  em 20 de julho de 2017.

  • Plano Plurianual 2020 - 2023 (Lei nº 13.971, de 27 de dezembro de 2019), no programa temático 5013 - Educação Superior - Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão, cuja diretriz está associado ao fomento e à formação de pessoal qualificado, fortalecendo a assistência estudantil e a inovação de forma conectada às demandas do setor produtivo e às necessidades da sociedade em um mundo globalizado e meta - Elevar a taxa bruta de matrícula na graduação em 10 pontos percentuais, em consonância com o disposto na Meta 12 do Plano Nacional de Educação.

Políticas Institucionais

Em 2020, foi implantado o Programa PRODISCENTE Ações Afirmativas, com recursos de custeio da Instituição, para apoio o desenvolvimento de projetos acadêmicos e visando a permanência dos estudantes da graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Também em 2020 foi lançado o Programa de Formação Complementar Transversalidades, com o objetivo de promover a manutenção dos vínculos dos estudantes da graduação com a UFOB, durante a suspensão das atividades letivas presenciais decorrente do enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

O Ensino de Graduação da UFOB é compreendido como processo de trabalho acadêmico científico e histórico, artístico e cultural resultante da produção da unidade teoria-e-prática, situação em que o profissional cria experiências de aprendizagem em um contexto real, estabelecendo e (re)significando relações pedagógicas em diferentes dimensões e possibilidades de formação. A teoria e a prática se constituem em unidade de um processo de compreensão da realidade que se faz no permanente movimento histórico e político de composição das práticas de ensino, pesquisa e extensão (PPI – UFOB).


Políticas de Acesso

O ingresso de estudantes na UFOB é realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo que as vagas são distribuídas por curso e turno nos termos da política nacional de reserva de 50% das vagas destinadas ao SiSU para egressos do Ensino Médio da Educação Pública, com renda familiar per capita menor do 1,5 salário mínimo, preto pardo ou indígena e deficiente, com base na Política Nacional de Reserva de Vagas - Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

A UFOB tem uma ação afirmativa própria para acesso via SiSU – O critério de Inclusão Regional - instituída e regulamentada pela Resolução CONEPE nº 004/2016, que RESERVA 30% DAS VAGAS destinadas ao processo seletivo SiSU para candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas localizadas nos municípios baianos distantes até 150 QUILÔMETROS DE QUALQUER DOS CAMPI DA UNIVERSIDADE.

Formas de Ingresso

Em relação às avaliações do Ministério da Educação, no que se refere ao credenciamento e recredenciamento dos nossos cursos, cumprimos rigorosamente as normativas e orientações.

Nossos cursos são bem avaliados e as melhorias indicadas são analisadas e  incorporadas ao planejamento institucional.

Veja abaixo o Painel Perfil do Aluno para saber sobre as avaliações de cada curso:

Políticas de Ações Afirmativas

As Políticas de Ações Afirmativas da Universidade tiveram início desde a criação da Universidade e têm sido implementadas e monitoradas ao longo dos anos, visando ao aprimoramento das ações propostas e minimização da desigualdade no sistema educacional. As Políticas Públicas de Ações Afirmativas no âmbito do ensino superior objetivam assegurar o ingresso do estudante e o acesso aos Direitos Sociais, neste caso, a educação, e estão asseguradas por dispositivos legais em nível federal. Neste sentido, a UFOB tem reiterado o seu compromisso social e, sistematicamente, direcionado esforços para a implementação e avaliação de Políticas Públicas desta natureza.

Desde a sua criação, em 2013, a UFOB já adotou a Lei nº. 12.711/2012 nos processos de seleção e ingresso de estudantes para os cursos de graduação.

A UFOB reserva anualmente o quantitativo de 20% (vinte por cento) das vagas totais ofertadas para preenchimento pelos egressos dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares. O processo seletivo ocorre antes do SiSU e as vagas reservadas não preenchidas são disponibilizadas no SiSU.


Ensino de graduação

A UFOB oferece 9 (nove) programas institucionais vinculados ao eixo de ensino da Graduação. Desses, 4 (quatro) programas são institucionais e 5 (cinco) são desenvolvidos em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Educação do Município de Barreiras, Ministério da Saúde, Secretária de Saúde do Município de Barreiras, Andifes.

Os Programas Institucionais ampliam as experiências formativas do estudante, desenvolvendo o senso crítico, o sujeito cidadão e sua rede de contatos, estimulando a permanência e o êxito na formação.

Assistência Estudantil e Ações Afirmativas

Critério de Inclusão Regional

A UFOB possui ação afirmativa própria, instituída e regulamentada pela Resolução CONEPE nº. 004/2016, denominada Critério de Inclusão Regional, que reserva 30% das vagas ofertadas no SiSU para candidatos que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares ou técnico-profissionalizantes, públicas ou privadas, situadas em qualquer dos 80 municípios baianos circunvizinhos aos campi da UFOB.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A UFOB tem desenvolvido diversas ações de fomento a projetos voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promovida pela ONU.

O projeto Impacto Acadêmico (United Nations Academic Impact - UNAI), que consiste em uma associação das instituições de ensino com a ONU, participa da iniciativa, formando uma rede de compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e soluções para os diversos desafios globais.

A UNAI se propõe a fortalecer iniciativas que contribuam com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo estes integrados e indivisíveis, e reconhecem de forma equivalente as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Com finalidade de identificar em projetos de Extensão, a sua contribuição na implementação local, regional ou nacional da Agenda 2030, as propostas submetidas às chamadas internas de 2020 tiveram que atender a pelo menos um dos ODS.

No ano de 2020, no âmbito da participação na REDE NORDESTE DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA TECNOLOGIA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - RENE UtecSocial, cuja finalidade é uma parceria entre as universidades federais do Nordeste para o fortalecimento de oportunidades de internacionalização relacionadas à promoção da tecnologia social e do desenvolvimento sustentável,  aprofundou-se o diálogo com a Universidade de Soka, no Japão, com o fim de desenvolver um projeto de mobilidade de discentes e docentes, bem como projetos de ensino, pesquisa e extensão em conjunto, entre a referida universidade e as instituições participantes da RENE UtecSocial.

Ambiente Externo

A UFOB atua no estado da Bahia a partir da oferta de Ensino Superior Público, juntamente com as demais instituições de ensino federais sediadas no estado - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal Baiano -  e estaduais - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade do Estado da Bahia -, além de Instituições de Ensino Superior da rede privada.

Reconhecer as características do ambiente externo permite à Instituição se antecipar as situações e subsidiar processos decisórios. Contudo, em 2020 o mundo se viu surpreendido pela situação da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2-), devastando a realidade encontrada. Medidas sanitárias se fizeram necessárias e foram adotadas no Brasil e no mundo, com objetivo de mitigar os efeitos causados pela pandemia do COVID-19.

Visando a adoção de medidas mitigadoras, a UFOB estabeleceu parcerias, integrou equipes e buscou o desenvolvimento de projetos e ações que contribuíssem para tal propósito.  Considerando o cenário epidemiológico nacional e regional,  baseado em evidências científicas e medidas sanitárias, estabeleceu a suspensão das atividades acadêmicas e ocupacionais. Por meio de ação integrada, constituiu o Grupo de Trabalho para Gerenciamento da Covid-19 da UFOB (GTGCOVID/UFOB), formado por especialistas, instituído pela Portaria nº 068/2020 do Gabinete da Reitoria, em 16 de março de 2020. Entretanto, a concretização de diferentes ações exigiu a combinação de esforços das esferas nacional, estadual e municipal, bem como parcerias estratégicas.

Medida Provisória nº 934 de 1º de abril de 2020 (Transformada na Lei Ordinária nº 14.040/2020)
Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Portaria 544 de 16 de junho de 2020
Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.

Parcerias Institucionais

Foram realizadas parcerias importantes, com vistas ao enfrentamento da pandemia, tais como:

- Participação no Comitê Interinstitucional de Operações de Emergência para enfrentamento a COVID-19. O Comitê foi instituído pelo Decreto Municipal nº 54, de 21 de março de 2020, do Município de Barreiras e tem a função precípua de atuar politicamente, com base em dados técnicos, no apoio e fomento às ações de combate à pandemia no âmbito local;

- Parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) para realização de testes, resultado de uma relação interinstitucional dialogada junto ao poder público municipal, que permitiu a busca de recursos para elevar o nível de segurança do laboratório de diagnóstico molecular da Universidade. A UFOB já possuía um equipamento de PCR em tempo real, adquirido com recursos de financiamento de agências de fomento, sendo necessária a adequação da infraestrutura para que a Instituição pudesse contribuir neste momento de crise;

- Parceria com a Prefeitura Municipal de Barra para produção de materiais saneantes (sabão e álcool 70%);

- Parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia para realização de exames diagnósticos na região oeste do estado; adesão ao Programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia visando a ampliação das possibilidades de acesso de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior a conhecimentos, por meio de Recursos Educacionais Digitais (RED), produzidos pelas 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia. Para tanto, foi criado o Canal Colaborativo de Conteúdos Educacionais na Plataforma Anísio Teixeira.

- Parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e as instituições UFOPA, UFCat, UFV, UFPE e UFES, sob a liderança da UFOB, para o desenvolvimento do Painel Coronavírus, que gerencia dados e artefatos de Big Data Analytics para produção informações de transparência e governança da gestão pública.

- Parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA para a realização de ações de enfrentamento ao COVID-19, viabilizando a compra de insumos e equipamentos para a realização de testes , ampliando a capacidade diária de exames.

- Parceria com o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia – CONSID, em apoio ao Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da UFOB.

A Medicina do Trabalho e da Engenharia de Segurança da Universidade também apoiaram a instalação do Laboratório de Campanha para Detecção do SARS-CoV-2, no Campus Reitor Edgard Santos, por meio de orientações e avaliações técnicas.

A UFOB celebra parcerias com órgãos públicos, iniciativa privada e organizações do terceiro setor. Atualmente, o maior número de parcerias está associado à celebração de convênio de estágios obrigatórios e não obrigatórios, a fim de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais dos nossos cursos de graduação, e os Acordos de Cooperação Técnica, destinados à execução de projetos e ações de natureza acadêmica.

Em 2020 houve um acréscimo de 67% de convênios celebrados e 100% em relação aos Acordos de Cooperação Técnicas, sendo que, destes, oito acordos são referentes aos Agentes de Integração na intermediação de estágio.

Convênios de Estágio e Acordos de Cooperação Técnica Institucionais

Convênios de Estágio e Acordos de Cooperação Técnica Institucionais
Fundações de Apoio à UFOB devidamente credenciadas no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Em 2020 foram celebrados contratos acadêmicos para a execução de importantes projetos, com a participação da Fundação de Apoio, em conformidade com a Lei nº 8.958/94.

- Fundação Cargill (doadora), UFOB (donatária) e a FAPEX (interveniente administrativa) - projeto Embalagens ativas: possibilidades de inovação com uso de plantas do cerrado, vigente até 16/11/2022;

- Instituto Mosaic (doador), a UFOB e a FAPEX (interveniente administrativa) - Desenvolvimento de protótipos em 3D para micro irrigação visando menor pegada hídrica no cultivo da bananeira no oeste da Bahia, vigente até 17/11/2022;

- UFOB e a Secretaria de Educação Superior/MEC, por meio de Termo de Execução Descentralizada, e contratação da FAPEX para gerenciamento dos recursos do projeto Big Data Analytics: Enfrentamento do Coronavírus na Rede Federal de Educação, vigente até 30/04/2021;

- UFOB e a Secretaria de Educação Superior/MEC, por meio de Termo de Execução Descentralizada, e contratação da FAPEX para gerenciamento dos recursos do projeto Big Data Analytics: Desenvolvimento de ferramentas de gestão analítica da rede federal de educação, vigente até 31/12/2021;

- UFOB e Ministério de Desenvolvimento Regional, por meio de Termo de Execução Descentralizada, e contratação da FAPEX para gerenciamento dos recursos do projeto Prospecção tecnológica e desenvolvimento de protótipos 3D de tecnologias para o desenvolvimento rural, vigente até 12/01/2022;

Canais de comunicação com a Sociedade

A UFOB conta com diversos canais de comunicação com a sociedade, o que permite a veiculação de notícias e de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a recepção de mensagens de denúncias, dúvidas, críticas e sugestões. Tais canais estão representados pelo site institucional, e-mails institucionais e redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, Flickr e Youtube.

Nosso Site é o principal portal de comunicação com o público externo,. Apresenta a universidade em seus princípios, estrutura e funcionamento e veicula as principais notícias, as notas públicas, editais, contatos, transparência, acesso à sistemas, dentre outros.

Reúne postagens relativas às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas da UFOB, divididas entre o feed (mensagens de longo prazo, constituindo-se em um histórico de interação com seu público ) e o stories (mensagens sobre  eventos, cursos, projetos, notas da universidade e chamadas de natureza temporária, até 24 h). @ufoboficial

Ampla divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, inovação, como também das atividades administrativas reúne postagens sobre eventos, cursos, campanhas, projetos, acessados no próprio facebook ou em outros meios nele referenciados. @ufoboficial

Veicula instantaneamente as principais notícias da universidade, seus eventos, cursos, serviços em geral, de modo que a comunidade é atualizada de forma instantânea, com mensagens chegando diretamente no celular do usuário.

Registro dos principais vídeos da universidade, seus eventos, notícias, informes, dentre outros.
Canal UFOB

Banco de imagens que armazena principais fotos dos eventos da universidade, constituindo-se em um histórico acessível às comunidades externa e interna.

E-mails institucionais direcionados ao público externo são disponibilizados no site, a exemplo do e-mail da ouvidoria.

Nosso portal (www.ufob.edu.br) recebeu 839.781 visualizações no ano de 2020, dos quais 66,1 % foram acessos de novos visitantes. Dentre as notícias mais acessadas destacam-se: “Assuntos Estudantis: edital de concessão de auxílios está aberto”, “Nota sobre suspensão das atividades acadêmicas” e “Matrícula para estudantes convocados na 2ª. chamada começa nesta quarta (12)”.

Em 2020 houve um incremento considerável na quantidade de seguidores no Instagram da UFOB (@ufoboficial). Tínhamos 11.875 seguidores em 2019 e alcançamos em 2020 a marca de 13.900 seguidores, o que representa ampliação de nossa capilaridade em termos de relacionamento com a sociedade. O Instagram, via sistema de link do stories, permite o redirecionamento dos nossos seguidores para notícias, inscrições em cursos e eventos etc. Essa integração das redes sociais como site impacta de forma significativa em acessos ao nosso portal, possibilitando a interação do público com o canal que opera como centro estruturado de ações e serviços ofertados à sociedade. Foram 157 publicações, 1507 comentários e quantidade de histórias 1534 registrados no ano de 2020.

Perfis das Unidades Acadêmicas

As Unidades Universitárias da UFOB utilizam o Instagram como forma de comunicação com a comunidade acadêmica e a sociedade.

*Centro das Ciências Biológicas e da Saúde - A unidade ainda não dispõe de canal de comunicação nesta mídia social.

Serviço de informação ao Cidadão (SIC)

O SIC possibilita que qualquer pessoa - física ou jurídica - solicite informações sobre a instituição. Os pedidos podem ser feitos presencialmente, na sede do órgão, ou virtualmente, na página eletrônica do SIC.

A quantidade de pedidos de acesso ao Serviço de informação ao Cidadão (SIC) em 2020 foi de 206, com média mensal de 16 pedidos, representando um aumento em relação aos anos anteriores. O tempo médio para resposta reduziu consideravelmente, alcançando a marca de 1,55 dias, ratificando nosso compromisso. Em relação ao perfil dos solicitantes, 94,8% foram pessoa física e 5,2%, pessoa jurídica.


Em relação às negativas de acesso, os principais foram: pedidos genéricos (19,84%), dados pessoais (19,22%) e Informação sigilosa de acordo com legislação específica (16,79%). A integra das informações podem ser acessadas através do Painel Lei de Acesso à Informação, disponível no endereço eletrônico da Plataforma Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.

Ouvidoria

Constituída em 2016, a Ouvidoria reforça a compromisso da Universidade em relação à democracia participativa, estabelecendo elo entre a sociedade, o público interno e as instâncias administrativas da instituição para garantir a transparência.

Em 2020, foram 152 manifestações atendidas, cuja média mensal foi de 11,54%, o que representou uma melhoria em relação ao ano de 2019 (16,25). Em relação ao tempo médio de resposta, foi de 2,89 dias, representando também uma melhor quando comparado ao ano anterior que foi de 7,6 dias.

Sobre os tipos de manifestações, as principais foram: 37% relacionadas a denúncias (n=57), 32% mensagens de solicitação (n=48) e 20% reclamações (n=31), conforme gráfico ao lado. Dentre os assuntos mais demandados à Ouvidoria estão Cotas, com 47% (n=51) e, sugestão de EAD e colação de Grau, ambos com 18% (n=12, cada).

Plano de Dados Abertos

PDA 2020-2022

A Lei de acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011) garante aos cidadãos o direito constitucional de acesso às informações públicas e contribui para a consolidação da democracia no Brasil.  Para facilitar o acesso à informação previsto na Lei e, em consonância com os seus valores de presteza, eficiência, transparência e comprometimento social, a UFOB disponibiliza à sociedade suas principais informações públicas.  As informações podem ser acessadas através do aba Acesso à Informação no site institucional da UFOB. O conjunto de dados abertos envolve  as principais informações públicas.

O Plano de Dados Abertos (PDA) 2020-2022 dá continuidade ao plano anterior (2018-2020) e visa a disponibilizar à sociedade, em formato aberto, dados acadêmicos e administrativos, ampliando as ferramentas de transparência ativa e participação social, reforçando, assim, os princípios de publicidade, accountability e eficiência na Administração Pública.

Painéis de Transparência Pública

A UFOB disponibiliza Painéis de Transparência Pública a partir de dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do Governo Federal e do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFOB.

Os Painéis são atualizados com regularidade e auxiliam na tomada de decisão, bem como permitem ao cidadão acompanhar o desempenho das ações realizadas. Trata-se de um importante recurso de gestão e de transparência pública.

Dentre os Painéis de Transparência, tem-se:

Painel de Convênios e Contratos Acadêmicos

Painel da Transparência Estudantil

Painel Orçamentário (Termo de Execução Descentralizado)

Painel do Boletim de Execução Orçamentária

Perfil do Estudante UFOB 2020

Indicadores TCU

Painel do Orçamento

Relação dos Líderes e Grupos de Pesquisa certificados da UFOB

Relação dos Projetos de Projetos de PIBIC e Iniciação Científica realizados desde o ano de 2015

Relação de Projetos de Pesquisa cadastrados na PROPGP desde o ano de 2015

Painel com os indicadores de projetos e grupos de pesquisa da UFOB

Painel com os indicadores dos programas de iniciação científica da UFOB

Painel com indicadores das da Pós-Graduação da UFOB

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