Ouvidoria

Objetivos
A Ouvidoria concretiza o objetivo de garantir a transparência e a participação coletiva no processo de construção permanente de uma Universidade plural e democrática. Estabelecendo a comunicação ampla e dialógica, trata-sa do canal oficial da UFOB para atender as manifestações da comunidade universitária e do público externo, como recebimento de críticas, reclamações, sugestões e elogios.
A Ouvidoria não possui poder decisório, mas antes propositivo e pedagógico, pois sua finalidade é também harmonizar as mais diversas opiniões, interesses e demandas surgidas na gestão pública. A atenção às necessidades dos cidadãos no contexto da Universidade Federal do Oeste da Bahia demonstra que se acredita na palavra como uma das principais expressões de humanidade.

 

Atuação

A Ouvidoria da UFOB se propõe a atender a comunidade externa e interna, como órgão responsável por intermediar a comunicação entre aqueles que buscam a concretização de seus direitos e a gestão universitária.
No entanto, a Ouvidoria não se confunde com os canais já existentes de Acesso à Informação, ela trabalha de forma ativa na prevenção, identificação e eliminação de possíveis entraves no acesso ao serviço educacional de qualidade, sempre ancorada na ética, confiança, imparcialidade e valores de pacificação social.
De forma acessível e direta, a Ouvidoria se dirige aos estudantes, professores, servidores, funcionários terceirizados e membros da comunidade geral, se propondo a:
• Contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados e das políticas públicas da instituição;
• Viabilizar o bom relacionamento do usuário do serviço com a instituição;
• Proporcionar maior transparência das ações da instituição;
• Contribuir para o aperfeiçoamento das normas e procedimentos da instituição;
• Incentivar a participação popular na modernização dos processos e procedimentos da instituição;
• Sensibilizar os dirigentes das unidades da instituição no sentido de aperfeiçoar processos em prol da boa prestação do serviço público; e
• Incentivar a valorização do elemento humano na instituição
A realização da escuta atenta de todos que buscam acesso à Universidade é a função própria da Ouvidoria, que deve atuar com autonomia plena na garantia de direitos e promoção de mudanças.

 

Contato
Ouvidora: Maria Victória Braz Borja Rodrigues

Endereço: Rua Professor José Seabra de Lemos, 316, Recanto dos Pássaros, Barreiras, CEP: 47808-021.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (77) 3614-3509

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

 

UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia 
© 2017

Mapa do Site

Catálogo de Telefones

Reitoria
Rua Professor José Seabra de Lemos, 316.
Recanto dos Pássaros.
CEP: 47808-021
Barreiras – BA

Fone: +55 77 3614-3500