Produção Científica

Invenções heterotópicas no Oeste da Bahia: a experiência do curso de Pré-ENEM do Programa de Extensão Re(ex)sistência LGBT

publicado: 21/09/2020 14h12, última modificação: 18/02/2022 09h42
Experiência pré-enem

O Programa de Extensão Re(ex)sistência LGBT publicou ensaio referente à experiência do seu curso de Pré-ENEM, que teve lugar durante os anos de 2017 e 2018, na cidade de Barreiras, Bahia.

O ensaio discorre acerca dos impactos nas trajetórias educativas dos(as) estudantes e acerca dos impactos subjetivos do projeto, ao apresentar as ações levadas a cabo pelo Re(ex)sistência como viabilizadoras de afetações – de afeto e de afetação, do substantivo afeminada –, verdadeiras invenções heterotópicas.

Os autores - Carlos Henrique de Lucas, Marcio Rodrigo Vale Caetano, Denise Diele Alves de Sousa - recorrem ao conceito de heterotopias para pensar os espaços educativos inaugurados pelo curso e conclui no sentido de defender um maior envolvimento do Estado, via universidades públicas, em projetos agenciados por e para pessoas LGBT, de modo a contribuir para a redução das desigualdades, motivadas sobretudo pelo gênero e pela sexualidade dissidentes.

O ensaio completo pode ser acessado aqui.