Produção Científica

Identificação de compostos bioativos contra Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) utilizando bioensaios e análise in silico.

publicado: 21/09/2020 14h12, última modificação: 18/02/2022 09h42
dengue

O trabalho buscou avaliar a capacidade de extratos de plantas repelirem mosquitos da espécie Aedes aegypti, identificando, ainda, quais os principais compostos químicos que atuam no efeito.

O Aedes aegypti é o principal responsável pela transmissão de doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, sendo que a utilização de repelentes é a principal forma de proteção individual.

A identificação de novos compostos repelentes a partir de plantas comuns na região Oeste da Bahia, possibilita aumentar o leque de opções para a comunidade se proteger de picadas do inseto, sobretudo em caso de alergias, dificuldade de acesso ou ainda perda da eficácia dos compostos sintéticos, normalmente utilizados.

Nos testes realizados em laboratório com o inseto vivo, identificamos que os óleos essenciais de plantas das espécies Lippia thymoides (Erva Cidreira), Lippia alba (Alecrim do mato), Cymbopogon winterianus (Citronela) e Eucalyptus globulus (Eucalipto) apresentaram capacidade repelente sob diferentes concentrações.

Na sequência, realizamos a análise química dos extratos avaliados e comparamos a composição química molecular das substâncias identificadas, com a estrutura química do principal receptor olfativo do mosquito, sendo identificado alta compatibilidade molecular para alguns compostos.

Estes achados sugerem que estes compostos devem ser os responsáveis pelo efeito repelente identificado, permitindo assim maior enfoque em estudos futuros. Como próximos passos, pretendemos entender melhor qual o efeito repelente de cada composto de maneira isolada ou quando usado de maneira combinada.

O trabalho foi realizado por estudantes do Curso de Medicina Veterinária, sob a coordenação do Prof. Jairo Torres e contou com a parceria de pesquisadores de outras instituições.

O trabalho está disponível online: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cbdv.202100242