UFOB ofertará 960 vagas no Sisu 2021

publicado: 12/04/2021 16h21, última modificação: 01/11/2022 12h57
Sisu 2021_Portal.png

Os estudantes que pretendem ingressar na UFOB via Sisu, poderão se inscrever até as 23h59min do dia 14 de abril, conforme prorrogação do prazo de inscrições realizada pelo MEC (Ministério da Educação).

Neste ano, a Universidade disponibilizará 960 vagas em 30 cursos de graduação ofertados nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

Deste total, 482 são reservadas para estudantes oriundos de escola pública, incluindo pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; 295 para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em 80 municípios baianos distantes até 150 km de qualquer um dos campi da UFOB; e 183 para a ampla concorrência.

Para concorrer às vagas, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem de 2020 e atingido as notas mínimas de corte de cada curso. O resultado do Exame foi divulgado no dia 29 de março. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu, e os participantes podem solicitar até duas opções de cursos.

Neste ano, devido às medidas de contenção da pandemia de coronavírus, as solicitações de matrículas dos selecionados nas chamadas do SiSU serão realizadas de forma digital, por meio do envio dos documentos digitalizados na plataforma on-line a ser disponibilizada no site www.ufob.edu.br/sisu2021. Outra novidade é que os aprovados para os cursos de Direito e Medicina iniciarão as atividades no segundo semestre letivo de 2021, previsto para começar em 2022.

Portal do Ingresso

Os candidatos que estejam com dúvidas podem tirá-las no Portal do Ingresso. A página web traz um conjunto de informações bastante útil aos candidatos que vão concorrer às 960 vagas disponíveis nos 30 cursos de graduação.

Com uma linguagem simples e layout responsivo - que se adequa a tela de celulares e tablets, o site destaca, logo no menu principal, os pontos que geram mais dúvida, tais como a política de cotas, o critério de inclusão regional, matrícula e documentação e comprovação de renda.

No Portal, é possível ainda acessar as notas de cortes dos cursos nas edições anteriores de 2015 a 2020 do Sisu.

O Sisu

É o sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem.

Das 1.095 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB em 2021, 135 são destinadas aos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas por outros candidatos.

Todas as informações sobre o Sisu 2021 podem ser acessadas aqui