UFOB lança portal em processo de atualização para o novo padrão de identidade do governo

publicado: 12/04/2021 10h50, última modificação: 01/11/2022 12h57
UFOB lança novo portal 2.png

Com o objetivo de fornecer à comunidade maior visibilidade e interatividade, a UFOB lança hoje (12) seu novo Portal, já em processo de migração para o novo modelo de identidade digital padrão do governo federal.

A nova identidade reúne soluções digitais de acessibilidade/divulgação, nos mais variados formatos (texto, vídeo, fotos etc.), com um design responsivo, ou seja, capaz de se adaptar a qualquer tipo de dispositivo, celular, tablet, notebook etc., quando for acessado.

Dessa forma, oferece uma experiência que permite ao cidadão navegar e encontrar com mais facilidade as informações de que precisa para acessar os serviços públicos e exercer seu direito à cidadania.

Com o conteúdo em migração e em contínuo processo de melhoria, o novo portal oferece um menu sanduíche (=), a partir do qual pode ser acessado as informações fundamentais de nossa universidade, em cinco menus principais: (1) a UFOB, (2) Ensino, (3) Pesquisa, (4) Extensão e (5) Acesso à informação. Nesses itens, podemos encontrar os instrumentos normativos, unidades acadêmicas, carta de serviços, estrutura e funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e, dentre outros, o acesso às informações de interesse da comunidade.

Em seu menu superior, os itens “Já sou UFOB” e “Quero ser UFOB” permitem aos usuários se dirigirem a dois portais básicos, em função de seu pertencimento à universidade, na condição de estudante, docente ou técnico, ou daquele (a) que tem interesse em ser membro de nossa comunidade, mediante as variadas formas de ingresso para estudantes, servidores técnicos administrativos em educação e docentes. Esses itens são novamente retomados, em banners situados após as notícias veiculadas no topo da página, com o intuito de facilitar o alcance de informações do interesse da comunidade ufobiana e de toda a sociedade.

As notícias, apresentadas no topo, são agrupadas em geral e específicas (ensino, pesquisa e extensão), permitindo aos usuários, caso tenham interesse, acompanhar todo o histórico de notícias já veiculadas em nosso portal.

O acesso rápido é mais um módulo que busca facilitar o acesso a determinadas informações, de uso mais frequente pela comunidade, e antecede as informações que dispomos em destaques, dado o seu interesse de longo prazo, a oferta de cursos e eventos, a divulgação da ciência produzida na UFOB, nossas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, bem como o “Fale com a Dircom”, que oferece à comunidade meios de acessar serviços de divulgação (comunidade interna) e atendimento à imprensa.

Por fim, dispomos de uma agenda, com nossos serviços, eventos, cursos e atividades administrativas, que podem ser acessadas e conhecidas pela comunidade interna e pela comunidade externa à UFOB.

Dada a complexidade do processo de migração de dados do portal antigo para o portal novo, que demandará tempo considerável, e também em função do processo de migração para o novo padrão de identidade do governo federal, dispomos no topo do site um banner (conteúdo em migração), com link para o portal antigo. Assim, o usuário poderá acessar prontamente as informações que ainda não foram transferidas.

Por fim, é o momento de navegarmos pelo novo portal, a fim de conhecê-lo, acessar notícias e serviços, em uma experiência de navegação mais integrada e cuja melhoria contínua representará os nossos esforços de estarmos cada vez mais em contato com a comunidade, em especial, com a Região Oeste da Bahia.

Boa experiência a todos!!