Jornada de Formação e Trabalho Pedagógico encerra com atividade cultural

publicado: 10/09/2020 18h13, última modificação: 01/11/2022 12h57
Card I Jornada Pedagógica.png

A Jornada de Formação e Trabalho Pedagógico para docentes, técnicos e estudantes, que se iniciou em 17 de agosto, encerra nesta sexta-feira, 11 de setembro, às 17h30min com uma atividade cultural com o grupo do Projeto Humanizartes e muita música com a Nau de Papel.

A realização da Jornada foi uma ação institucional, caracterizada pelo trabalho colaborativo da PROGRAD, PROPGP, PROEC, PROTIC, SAE, SA, SACRES e Unidades Universitárias que possibilitou a discussão sobre planejamento, metodologias e avaliação no contexto do ensino remoto emergencial, e a mediação do ensino por meio de recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação.

Durante um mês de atividades, foram ofertados 23 webinários que trataram dos ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizados, dos direitos de personalidade, da saúde mental e as emoções em tempos de ensino remoto e pandemia, das diretrizes, limites e possibilidades do ensino de Graduação e de Pós-Graduação, assim como da Pesquisa e da Extensão Universitária durante o período de distanciamento social, em razão da Covid-19. Foram mais de 40 horas de atividades síncronas com interações colaborativas que nos indicam as possibilidades da mediação dos processos de ensino e aprendizagem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, e 48 horas de atividades assíncronas no desenvolvimento e organização dos espaços pedagógicos das salas de aulas virtuais nos ambientes do SIGAA, Moodle e Google Sala de Aula, no acompanhamento da curadoria de recursos educacionais abertos on-line (textos, vídeos, web aulas, webinários, tutoriais, guias de orientação UFOB, etc.) disponibilizados no ambiente do Moodle (um espaço preparado para o acolhimento dos participantes das atividades).

Ao longo da Jornada as equipes se viram desafiadas pelas quedas de link de internet, imprevistos com agendas dos palestrantes e a certeza de que a internet é um ciberespaço estável e ao mesmo tempo instável!

O ensino remoto possivelmente será um desafio para toda a comunidade universitária da UFOB, o qual mostra-se, a nível mundial, uma modalidade emergencial e, sobretudo, experimental, para o qual ainda há poucos relatos disponíveis. Trata-se de uma experimentação pedagógica em andamento, onde quer que esteja acontecendo! Entretanto, a criação e proliferação de espaços de socialização dos percalços e dos avanços, nos mais distintos espaços e tempos virtuais, têm apontado possibilidades de mediação didático-pedagógicas capazes de fomentar a produção de conhecimento entre os sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem.

Com todos os limites e possibilidades, ainda assim, o ensino remoto emergencial poderá ser uma experimentação educacional coletiva na UFOB capaz de fomentar a manutenção dos vínculos em nossa atividade fim mais esperada, mas, acima de tudo, capaz de amplificar as relações de empatia, solidariedade e respeito aos membros da comunidade.

Nesse sentido, agradecemos a todos e todas que participaram das atividades e tornaram esses momentos mais ricos!

Para aqueles que não puderam participar ou perderam algum curso, os vídeos estão disponíveis no canal da PROGRAD UFOB no YouTube.

Para encerrar a Jornada, convidamos você para assistir a atividade cultural no dia 11 de setembro, as 17h30min, no canal da PROGRAD UFOB no YouTube.