Eixos Integradores

A Extensão Universitária está pautada por três eixos integradores: Áreas Temáticas, Território e Grupos Populacionais

 

ÁREAS TEMÁTICAS 

A finalidade da classificação em áreas temáticas é a sistematização, de maneira a favorecer estudos e relatórios sobre a produção da Extensão Universitária brasileira, segundo agrupamentos temáticos, bem como a articulação de indivíduos ou grupos que atuam na mesma área temática. As ações extensionistas são classificadas nas seguintes áreas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho. 

 

TERRITÓRIO 

O eixo Território destina-se à promoção da integração das ações extensionistas em termos espaciais, assim como das políticas públicas com as quais elas se articulam. A integração espacial de intervenções públicas surge como estratégia para superar os efeitos negativos do território, o qual apresenta desigualdades sociais e de exclusão relacionadas às condições precárias de vida e às dimensões qualitativas de pobreza para grande parte da população. 

 

GRUPOS POPULACIONAIS

O eixo Grupos Populacionais busca a integração das ações extensionistas, bem como as políticas públicas com as quais elas se articulam, em grupos populacionais específicos, especialmente os excluídos e aqueles em situação de vulnerabilidade social. A integração de intervenções em grupos populacionais visa superar a incidência de um conjunto de carências.