PÓS-GRADUAÇÃO

publicado 07/08/2020 10h59, última modificação 29/03/2021 17h52

A Pós-graduação na Universidade Federal do Oeste da Bahia está organizada em Cursos (lato sensu) e Programas de Pós-graduação (stricto sensu), constituindo níveis distintos e autônomos de ensino.

A Pós-Graduação lato sensu é composta por Cursos de Aperfeiçoamentos, Especialização, Residência Médica e Residências Uniprofissional e Multiprofissional. Os cursos Lato Sensu têm papel importante para a formação de indivíduos que não pretendem ingressar na Pós-graduação stricto sensu e para aqueles que já se encontram no mercado de trabalho e necessitam de atualização constante.

A Pós-graduação stricto sensu está organizada em Programas de Pós-Graduação que oferecem cursos de Mestrado e/ou de Doutorado. Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa, visando ao domínio e ao aprofundamento de conhecimentos em uma área.

Especialização

Os cursos de Especialização conduzem à obtenção do título de Especialista e têm por finalidade especializar ou atualizar graduados, permitindo a apropriação de conhecimentos para o melhor exercício da profissão, com domínio técnico/científico em áreas específicas do conhecimento.

A carga horária mínima do Curso de Especialização é de 360 horas, não computados o tempo correspondente ao trabalho de conclusão do curso, estudo individual ou em grupo sem assistência docente. O Curso de Especialização tem um prazo mínimo de dois e máximo de três semestres consecutivos para o cumprimento das cargas horárias em disciplinas, podendo ser prorrogado em até um semestre para fins de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Mestrado e Doutorado

A Pós-graduação stricto sensu oferece cursos de Mestrado e/ou de Doutorado, os quais podem ser de natureza acadêmica ou profissional, de acordo com suas características e objetivos específicos.

Os cursos na modalidade profissional têm como objetivo qualificar profissionais para o aprofundamento de conhecimentos, métodos e técnicas de investigação articulados com demandas sociais, visando à aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

A duração dos cursos de mestrado pode variar de 12 a 24 meses e o estudante deverá cumprir, no mínimo, 24 créditos. No doutorado, o tempo mínimo para conclusão é de 24 meses e o máximo é de 48 meses. O estudante de doutorado deve cumprir pelo menos 36 créditos.

A UFOB oferece vagas em nove Programas de Pós-graduação stricto sensu, sendo cinco cursos de Mestrado Acadêmico, três cursos na modalidade de Mestrado Profissional e um curso com vagas para Doutorado (Acadêmico).

Bioquímica e Biologia Celular

Mestrado e Doutorado Acadêmicos

Ciências Ambientais

Mestrado Acadêmico

Ciências Humanas e Sociais

Mestrado Acadêmico

Ensino

Mestrado Acadêmico

Matemática

Mestrado Profissional